Aumenta procura pelo cadastramento biométrico em Uberlândia

www.tre-mg.jus.br
A Central de Atendimento ao Eleitor de Uberlândia vem registrando, desde a última segunda-feira (11), sucessivos recordes de atendimento, superando a marca dos 700 recadastramentos biométricos por dia. No total, cerca de 4.500 atendimentos já foram feitos em janeiro, com uma média diária superior a dos meses anteriores. Apesar do grande movimento, a média de espera do eleitor está em 30 minutos, mas quem agenda aguarda no máximo 15. São agendados entre 150 e 190 atendimentos ao dia.

O prazo final para tirar o título, fazer a transferência de zona ou local de votação, alterar dados do título e fazer o recadastramento biométrico para votar nas eleições de 2016 é 4 de maio. Também aqueles que têm dificuldade de locomoção têm esse prazo para pedir a transferência para uma seção de fácil acesso.

A Central de Atendimento de Uberlândia, a maior de Minas Gerais, tem 30 guichês biométricos atualmente em funcionamento, com capacidade para receber até mil pessoas por dia, e funciona das 10h às 17h30, na Avenida Vasconcelos Costa, 1.646, Bairro Martins. A Prefeitura de Uberlândia é parceira do TRE e está colaborando com a divulgação da campanha.
O recadastramento biométrico em Uberlândia ainda não será obrigatório para essas eleições, mas a Justiça Eleitoral está incentivando o eleitor a comparecer o quanto antes para que possa votar com maior segurança em 2016. Além disso, quando o procedimento se tornar obrigatório, a tendência é que haja grandes filas.
Quase 28 mil eleitores já tiveram sua biometria coletada desde setembro de 2015, quando o recadastramento teve início na maior cidade do interior de Minas. Até o momento, Uberlândia tem o maior percentual de eleitores já recadastrados biometricamente entre as grandes cidades de Minas, com cerca de 6% do total do eleitorado local.

Documentação e agendamento

Quem for fazer o recadastramento biométrico deve levar um documento oficial com foto e um comprovante de endereço. Jovens de 16 e 17 anos podem aproveitar a oportunidade e fazer o título para votar nas Eleições 2016. Para tirar o título pela primeira vez, a carteira de motorista e o passaporte não serão aceitos, por não terem todos os dados necessários à identificação do cidadão. Para os homens maiores de 18 anos é necessário apresentar também o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.
Quem preferir, pode agendar o atendimento pelo serviço Disque-Eleitor (148), com custo de ligação local, ou pelo site do TRE.

Biometria

Desde setembro de 2015, eleitores de grandes cidades de Minas que procuram as Centrais de Atendimento do TRE já estão fazendo o seu recadastramento biométrico. A próxima cidade a implantar o atendimento biométrico será Uberaba, no dia 19 de janeiro.
 O cadastramento biométrico envolve a coleta das impressões digitais de todos os dedos das mãos do eleitor e fotografia, feita na hora. No dia da eleição, a identidade será confirmada também pelo reconhecimento das digitais pelo leitor biométrico da urna eletrônica, comparando-a com a digital recolhida pela Justiça Eleitoral. Isso acrescenta garantia à identificação do eleitor. Quem não se cadastrar, votará ainda pelo sistema antigo na próxima eleição nas cidades com mais de 200 mil eleitores.



Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022