PATOS DE MINAS -MG-Festival Só no Tira-Gosto’ também se torna Lei Municipal

www.patosemdestaque.com.br
Depois da Corrida do Pipoquinha, Festival já é o quarto projeto da pasta municipal de Cultura a virar Lei. Fenapraça e Taça Zona Rural foram os primeiros sancionados. 

Um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil, o ‘Festival Só no Tira-Gosto’, realizado pela Prefeitura de Patos de Minas, tornou-se Lei Municipal nº 7.195, de autoria do Prefeito Pedro Lucas Rodrigues, sendo sancionada no último dia 4 de dezembro. Desde então, o Festival passou a fazer parte do calendário oficial da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer - responsável pela organização do evento.


Em setembro do ano passado, foi realizada a 3ª edição do projeto, reunindo 40 bares e restaurantes, localizados em diferentes bairros do Município, um dos motivos que levou grande parte da população a participar do evento. Assim como nas edições anteriores (2013 e 2014), o projeto foi abraçado pelos proprietários dos bares e restaurantes, e aprovado pelos patenses. Na última edição, foram computados mais de 10 mil votos de clientes que avaliaram o tira-gosto e o atendimento dos participantes.

Para o Secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Fábio Amaro, o crescimento do projeto se deve, principalmente, ao marketing que o evento teve nesses anos. “Em 2013, foram 22 participantes. Em 2014, o Festival teve 34 inscritos. Em 2015, atingimos 40 inscrições. A quantidade é importante, mas a qualidade tem que estar constantemente sendo aperfeiçoada. O crescimento do Festival se deve, principalmente, à publicidade que o evento teve nesses anos, com destaque para o livreto promocional do evento - uma espécie de guia gastronômico que criamos e distribuímos para a população. O Festival tem duração de um mês, e o livreto permanece, mesmo após o término do evento”, enfatizou o Secretário. 

Fábio Amaro ainda conta que o Festival teve início em 2013, no começo da gestão do Prefeito Pedro Lucas: “nossa equipe se reuniu para discutir os projetos que iríamos executar ao longo do mandato. Além dos planos culturais e esportivos, consideramos o momento especial que vivia e ainda vive a gastronomia e culinária de nosso Município: uma diversidade de restaurantes, culinária criativa, pratos internacionais, cursos universitários voltados para esse ramo, entre outras questões. Pesquisamos o regulamento e a forma como foi construído o tradicional "Comida di Buteco", que teve início em Belo Horizonte, e daí nasceu a ideia de um Festival para Patos de Minas”. 

Para o Prefeito Municipal, Pedro Lucas, grande incentivador do referido evento gastronômico, “o Festival valoriza e promove a gastronomia local; apresenta à população o que os estabelecimentos oferecem em seus cardápios, incentivando, assim, o desenvolvimento do turismo local, convidando famílias a saírem de casa e irem degustar diferentes tira-gostos”.

Tanto o Prefeito como o Secretário esperam que os condutores futuros desse projeto trabalhem nele com amor e dedicação. “Que aqueles que forem conduzi-lo, construí-lo, organizá-lo, façam com amor e dedicação. É um trabalho de persistência e bem detalhista”, disse o Prefeito. Para o Secretário, “o Festival torna-se grande, se pensado e planejado de forma grande. Patos de Minas tem potencial culinário para fazer deste evento um dos maiores do País”. 


Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Patos de Minas
34-3822-9680 / 34-3822-9800
www.patosdeminas.mg.gov.br

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos