PATOS DE MINAS -MG-Festival Só no Tira-Gosto’ também se torna Lei Municipal

www.patosemdestaque.com.br
Depois da Corrida do Pipoquinha, Festival já é o quarto projeto da pasta municipal de Cultura a virar Lei. Fenapraça e Taça Zona Rural foram os primeiros sancionados. 

Um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil, o ‘Festival Só no Tira-Gosto’, realizado pela Prefeitura de Patos de Minas, tornou-se Lei Municipal nº 7.195, de autoria do Prefeito Pedro Lucas Rodrigues, sendo sancionada no último dia 4 de dezembro. Desde então, o Festival passou a fazer parte do calendário oficial da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer - responsável pela organização do evento.


Em setembro do ano passado, foi realizada a 3ª edição do projeto, reunindo 40 bares e restaurantes, localizados em diferentes bairros do Município, um dos motivos que levou grande parte da população a participar do evento. Assim como nas edições anteriores (2013 e 2014), o projeto foi abraçado pelos proprietários dos bares e restaurantes, e aprovado pelos patenses. Na última edição, foram computados mais de 10 mil votos de clientes que avaliaram o tira-gosto e o atendimento dos participantes.

Para o Secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Fábio Amaro, o crescimento do projeto se deve, principalmente, ao marketing que o evento teve nesses anos. “Em 2013, foram 22 participantes. Em 2014, o Festival teve 34 inscritos. Em 2015, atingimos 40 inscrições. A quantidade é importante, mas a qualidade tem que estar constantemente sendo aperfeiçoada. O crescimento do Festival se deve, principalmente, à publicidade que o evento teve nesses anos, com destaque para o livreto promocional do evento - uma espécie de guia gastronômico que criamos e distribuímos para a população. O Festival tem duração de um mês, e o livreto permanece, mesmo após o término do evento”, enfatizou o Secretário. 

Fábio Amaro ainda conta que o Festival teve início em 2013, no começo da gestão do Prefeito Pedro Lucas: “nossa equipe se reuniu para discutir os projetos que iríamos executar ao longo do mandato. Além dos planos culturais e esportivos, consideramos o momento especial que vivia e ainda vive a gastronomia e culinária de nosso Município: uma diversidade de restaurantes, culinária criativa, pratos internacionais, cursos universitários voltados para esse ramo, entre outras questões. Pesquisamos o regulamento e a forma como foi construído o tradicional "Comida di Buteco", que teve início em Belo Horizonte, e daí nasceu a ideia de um Festival para Patos de Minas”. 

Para o Prefeito Municipal, Pedro Lucas, grande incentivador do referido evento gastronômico, “o Festival valoriza e promove a gastronomia local; apresenta à população o que os estabelecimentos oferecem em seus cardápios, incentivando, assim, o desenvolvimento do turismo local, convidando famílias a saírem de casa e irem degustar diferentes tira-gostos”.

Tanto o Prefeito como o Secretário esperam que os condutores futuros desse projeto trabalhem nele com amor e dedicação. “Que aqueles que forem conduzi-lo, construí-lo, organizá-lo, façam com amor e dedicação. É um trabalho de persistência e bem detalhista”, disse o Prefeito. Para o Secretário, “o Festival torna-se grande, se pensado e planejado de forma grande. Patos de Minas tem potencial culinário para fazer deste evento um dos maiores do País”. 


Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Patos de Minas
34-3822-9680 / 34-3822-9800
www.patosdeminas.mg.gov.br

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022