.Mais cinco vereadores de Centralina são presos por desvio de verbas

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, deflagrou na manhã desta quinta-feira (28) a segunda fase da operação “Viagem Fantasma” e prendeu mais cinco vereadores de Centralina, cidade com pouco mais de 10 mil habitantes a 665 km de Belo Horizonte.


Há nove dias, já haviam sido detidos quatro parlamentares, incluindo o presidente da Câmara, Eurípedes Batista Ferreira, o Baianinho. Hoje, foram presos o restante dos políticos da Casa. Estão atrás das grades o vice-presidente da Casa, Ismael Pereira Peres (PT), o segundo secretário Rodrigo Lucas (SDD), Cleison Vieira (PDT), Wandriene Ferreira de Moura (PR) e Sônia Martins de Medeiros Rosa (PP). A vereadora é irmã do prefeito da cidade, Elson Martins de Medeiros, o Elsinho (PP).


Os parlamentares são acusados de desvio de recursos públicos. Além de fraudarem o uso de diárias de viagens, desviaram dinheiro com empréstimos consignados fraudulentos, falsificando e extraviando folhas de cheques do Legislativo, e com gastos abusivos com combustível e material de limpeza. Ironicamente, o slogan da Câmara diz “Transparência: um compromisso assumido”.

Delação premiada

As novas prisões foram efetuadas após os primeiros detidos terem decido fechar um acordo de delação premiada com o Gaeco de Uberlândia. Após a homologação do acordo, que previu a renúncia do mandato parlamentar, os investigadores prenderam o restante do grupo.

Por determinação da Justiça, os quatro primeiros vereadores a serem presos foram liberados e estão respondendo o processo em liberdade. Os detidos hoje foram levados para o presídio Professor Jacy de Assis, em Uberlândia. Ninguém da Câmara atendeu aos pedidos de entrevista até o fechamento deste texto.


Comentários

potagens mais vistas

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado

Meu Café no Sistema FAEMG