Moradores são reorientados sobre a Coleta Seletiva

A equipe de Coleta Seletiva, implantada pela Prefeitura de Uberlândia, está retornando aos bairros onde o programa foi implantando e reorientando os moradores sobre os dias em que os materiais são recolhidos e a forma de acondicioná-los. As visitas iniciaram nesta quarta-feira (06) pelo bairro Santa Mônica e contaram com a ajuda de catadores de associações e cooperativas.
O bairro foi primeiro a receber o programa e é o que gera a maior quantidade de materiais recicláveis. Segundo o coordenador da Coleta Seletiva, Luiz Paulo de Melo Costa, o volume recolhido caiu nos últimos meses. “Com o tempo, os moradores vão perdendo o hábito de separar os materiais, outros se mudaram para o bairro e não tem conhecimento do programa”, conta.

Ainda segundo ele, as visitas servem também para levantar as demandas e dificuldades dos moradores. Durante as visitas, os moradores recebem panfletos com informações sobre o programa e quais os materiais devem ser separados. Um imã de geladeira com o dia em que o caminhão passa também é entregue. “Mesmo que os moradores já tenham sido orientados no início, é sempre bom voltar. Iremos a todos os bairros que possuem reclamações sobre a estrutura e onde o volume de material caiu”, disse. Atualmente, a coleta seletiva está em 29 bairros, atendendo uma população superior a 270 mil pessoas.

Todo o material reciclado é distribuído para as associações e cooperativas de catadores de Uberlândia, que separam os materiais e vendem para as indústrias. Cleonildo Martins dos Santos é presidente de uma delas. Segundo ele, cerca de 80 famílias ligadas às associações e cooperativas sobrevivem da coleta seletiva. “Conheço pais que mudaram de vida trabalhando com os recicláveis e pagam até mesmo a faculdade dos filhos”, disse.
No bairro Santa Mônica, por exemplo, o caminhão de coleta seletiva passa em dois dias da semana, alternando com a coleta de resíduos úmidos. Entre as avenidas Segismundo Pereira e Afonso Pena, a coleta acontece às quintas-feiras. Já na outra parte do bairro, entre a Segismundo Pereira e a Anselmo Alves dos Santos, às terças-feiras.
O pintor Ricardo Pereira de Melo, 47, morador do bairro, diz que em sua casa os resíduos úmidos são separados dos recicláveis desde o início o programa, mas confessa que alguns vizinhos ainda não têm a mesma consciência. “Já vi pessoas jogando lixo aqui no terreno ao lado, sendo que temos até um Ecoponto aqui perto”, afirmou.

Sobre os resíduos
            Os resíduos são divididos em úmidos e secos. Os úmidos são os materiais orgânicos como cascas de frutas e legumes, folhas e restos de comida. Estes, associado aos materiais de higiene pessoal como toalhas de papel, papel higiênico, absorventes, fraldas descartáveis, papéis engordurados, espumas, espelho, esponja de aço e outros deste tipo, não devem ser colocados para serem recolhidos pelo caminhão de coleta seletiva, e sim pelo de resíduos domésticos.
            Já os resíduos secos são os apropriados para a coleta seletiva, como papéis de revistas, jornais, papelão, embalagens de leite e suco. Os metais também podem ser separados como latas de bebidas e de alimentos, tampas de garrafas, panelas e outros objetos de zinco, cobre ou ferro. Plásticos como garrafa de refrigerante e água, brinquedos, baldes, frascos de produtos de limpeza, higiene e cosméticos também são recolhidos. Os vidros como frascos de perfumes e potes de alimentos, medicamentos, garrafas e cacos de vidro, também podem ser separados.



Veja qual o dia o caminhão da Coleta Seletiva passa em sua rua

Segunda-feira - Diurno
- Cazeca (Da Av. João Naves de Ávila até a Tenente Virmondes)
- Dona Zulmira
- Jardim Patrícia
- Mansour
- Luizote de Freitas ( Av. José Fonseca e Silva / Anel Viário )
- Tibery

Terça-feira - Diurno
- Daniel Fonseca
- Lídice (Da Rua Tenente Virmondes até a Rua Mário Porto)
- Martins (Da Av. Fernando Vilela até a Av. Getúlio Vargas)
- Morada do Sol
- Osvaldo Rezende
- Santa Mônica (Da Av. Anselmo A. dos Santos até a Av. Segismundo Pereira)
- Vigilato Pereira
- Cidade Jardim

Quarta-feira - Diurno
- Dona Zulmira
- Jardim Patrícia
- Luizote de Freitas - Mansour ( Da Av. José Fonseca e Silva até o Córrego do Óleo)
- Fundinho
- Lídice (Da Rua Mário Porto até a Rua Augusto César)
- Umuarama
- Tabajaras

Quinta-feira - Diurno
- Bom Jesus
- Custódio Pereira
- Martins (Da Fernando Vilela até a Av. Profª. Minervina C. Oliveira)
- Osvaldo Rezende
- Patrimônio
- Santa Mônica (Da Av. João N. de Ávila até a Av. Segismundo Pereira)
- Jardim Karaíba
-Alto Umuarama

Sexta-feira - Diurno
- Aparecida
- Brasil
- Pres. Roosevelt
- Saraiva

Segunda-feira à Sexta-feira - Noturno
- Centro


06-01-2016


Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022