Carnaval em Uberlândia acontecerá com custo reduzido

Mantendo a tradição de mais de 60 anos e com um custo reduzido em relação ao ano passado, o carnaval de rua de Uberlândia está garantido em 2016. Os detalhes foram anunciados nesta quarta-feira (13), durante coletiva de imprensa, pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e a Associação das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de Uberlândia (Assossamba). A festa de momo acontecerá de 3 a 9 de fevereiro.
            A redução é de aproximadamente 20% do custo da festa, se comparado ao ano anterior, após a adoção de três medidas. Uma delas é a redução no tamanho das arquibancadas da Avenida do Samba, que passam de 180m para 140m. O número de shows será menor e irá prestigiar bandas locais e regionais. Também não haverá marchinhas nos Distritos para economizar com gastos com estruturas, palco, iluminação e shows. As tradicionais marchinhas que acontecem na praça Clarimundo Carneiro e no Mercado Municipal estão mantidas
Uma das principais justificativas para manter o festejo carnavalesco com menor gasto possível foi a realização do desfile dos blocos e escolas de samba, tradição há mais de 60 anos na cidade. “Mesmo diante de várias outras crises em que o país já passou, o carnaval nunca deixou de ser realizado. Não é qualquer cidade que consegue promover um carnaval durante tantos anos”, disse Willian Couto, presidente da Assossamba.
            O secretário de Cultura, Gilberto Neves, destacou que a cultura é um direito fundamental e está garantido por lei na Constituição de 1988. O carnaval além de ser um atrativo turístico, também movimenta a economia da cidade e gera empregos. “São centenas de artistas, soldadores, costureiras, seguranças, trabalhadores de som, iluminação, entre tantos outros, que são contratados e dependem do emprego que é gerado pela data. Além disso, ainda tem a movimentação no comércio local”, disse. Gilberto frisou que os investimentos para a festa carnavalesca são provenientes do orçamento da própria secretaria.
            Apesar do custo menor, o presidente da Assossamba afirmou que não há comprometimento na montagem dos blocos e escolas de samba. O repasse anual da subvenção, de cerca de R$ 330 mil, é feito pela SMC em três parcelas, sendo que duas já foram quitadas ano passado e a ultima será paga até o final de janeiro. “O carnaval das escolas não é feito só com o dinheiro da Prefeitura, temos a ajuda de parceiros e patrocinadores. O repasse se manteve igual ao de outros anos, com diferença apenas do aumento inflacionário. Os cortes foram feitos em outros setores, como estrutura, shows e carnaval nos distritos”, salientou Willian.

Desfile

            Para este ano, cinco escolas e quatro blocos irão desfilar na Avenida do Samba. É a primeira vez que a Escola de Samba Garras de Águia irá entrar na avenida. A agremiação irá desfilar com recursos próprios, já que para receber subvenção do município cada Escola de Samba tem que desfilar dois anos consecutivos com investimentos próprios. Outra novidade é que a Assossamba ficará responsável por toda a coordenação da apuração do Carnaval, sendo que a Prefeitura dará o suporte de pessoal.

Programação:

Marchinha no Mercado
Dia: 03 de fevereiro (quarta-feira)
Local: Mercado Municipal

Marcinha na Praça
Dia: 04 e 05 de fevereiro (quinta e sexta-feira)
Local: Praça Clarimundo Carneiro

Desfile dos Blocos e show
Dia: 06 de fevereiro (sábado)
Local: Avenida José Roberto Migliorini, bairro Santa Mônica

Desfile das Escolas de Samba
Dia: 07 de fevereiro (domingo)
Local: Avenida José Roberto Migliorini, bairro Santa Mônica

Apuração e show
Dia: 08 de fevereiro (segunda-feira)
Local: Avenida José Roberto Migliorini, bairro Santa Mônica

Desfile das Campeãs e show
Dia: 09 de fevereiro (segunda-feira)
Local: Avenida José Roberto Migliorini, bairro Santa Mônica


Cultura        
Paula Maia
13/01/2016


Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022