Vice-governador Antônio Andrade convoca professores de escolas estaduais a participarem de campanha de combate ao Aedes Aegypti

Durante encontro realizado nessa quinta-feira (21/01) com 3600 novos diretores de escolas estaduais de Minas Gerais, no Expominas, em Belo Horizonte, o vice-governador Antônio Andrade convocou os profissionais da educação a participarem da campanha do Governo do Estado contra o Aedes Aegypti. O objetivo foi ressaltar o papel das instituições de ensino na causa.


Segundo Antônio Andrade, somente com a participação popular será possível vencer o mosquito. “Contamos com o poder de mobilização da educação para estimular as famílias a vencer o mosquito, que atinge a todos. Quando fui prefeito de Vazante, no Noroeste de Minas, pude testemunhar de perto como um estudante consegue envolver a família nas campanhas de conscientização. Precisamos que toda a população esteja motivada a nos ajudar a combater o mosquito, e este movimento deve começar pelas escolas”.

O vice-governador também anunciou a criação dos comitês sociais nas escolas. “Faremos um trabalho permanente de educação, com a criação de comitês de mobilização social nas escolas. Cada instituição de ensino do Estado receberá o seu material para distribuição aos alunos”.

O secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, também destacou a força de mobilização das escolas. “A escola é uma parceria central para mobilização, porque é capaz de chegar às famílias por meio dos jovens estudantes e envolver mais pessoas na luta contra o mosquito. O aluno, quando motivado, é capaz de mobilizar também a família e aumentar o número de pessoas empenhadas em eliminar focos da dengue”.

Já a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, enfatizou a importância do envolvimento da sociedade na causa. “Pretendemos sensibilizar não apenas  professores e alunos, como toda a comunidade em torno das escolas. Estamos presentes em praticamente todas as casas e é importante envolver as crianças e a juventude para avançarmos na prevenção e termos uma ação mais permanente”.

Durante o evento, os diretores receberam kits com os materiais educativos que poderão ser utilizados pelas escolas para envolver os alunos no combate à dengue.

Risco epidemiológico

O Superintendente de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado de Saúde, Rodrigo Said, falou aos diretores sobre a atual situação do Estado em relação aos casos de dengue, chikungunya e zika vírus. Segundo Rodrigo, no último levantamento, realizado antes do período das chuvas, quatro municípios estavam em alerta de risco epidemiológico: Bom Despacho, Governador Valadares, Pará de Minas e Ubá. Quase 70% dos municípios apresentavam imóveis domésticos com focos de larvas do mosquito e 60% apresentaram aumento no índice de infestação em relação a outubro de 2014.

Comitê Estadual

O Governo de Minas criou, no dia 29 de dezembro, o Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika, com o intuito de desenvolver ações destinadas ao controle do vetor e reduzir a incidência das doenças. O grupo é coordenado pelo vice-governador Antônio Andrade e conta com a participação de outras 17 instituições e secretarias de Estado.



Crédito (foto): Renato Cobucci


Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Paulinho da Viola apresenta show em Uberlândia ao lado dos filhos

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Meu Café no Sistema FAEMG

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado