Vice-governador Antônio Andrade convoca professores de escolas estaduais a participarem de campanha de combate ao Aedes Aegypti

Durante encontro realizado nessa quinta-feira (21/01) com 3600 novos diretores de escolas estaduais de Minas Gerais, no Expominas, em Belo Horizonte, o vice-governador Antônio Andrade convocou os profissionais da educação a participarem da campanha do Governo do Estado contra o Aedes Aegypti. O objetivo foi ressaltar o papel das instituições de ensino na causa.


Segundo Antônio Andrade, somente com a participação popular será possível vencer o mosquito. “Contamos com o poder de mobilização da educação para estimular as famílias a vencer o mosquito, que atinge a todos. Quando fui prefeito de Vazante, no Noroeste de Minas, pude testemunhar de perto como um estudante consegue envolver a família nas campanhas de conscientização. Precisamos que toda a população esteja motivada a nos ajudar a combater o mosquito, e este movimento deve começar pelas escolas”.

O vice-governador também anunciou a criação dos comitês sociais nas escolas. “Faremos um trabalho permanente de educação, com a criação de comitês de mobilização social nas escolas. Cada instituição de ensino do Estado receberá o seu material para distribuição aos alunos”.

O secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, também destacou a força de mobilização das escolas. “A escola é uma parceria central para mobilização, porque é capaz de chegar às famílias por meio dos jovens estudantes e envolver mais pessoas na luta contra o mosquito. O aluno, quando motivado, é capaz de mobilizar também a família e aumentar o número de pessoas empenhadas em eliminar focos da dengue”.

Já a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, enfatizou a importância do envolvimento da sociedade na causa. “Pretendemos sensibilizar não apenas  professores e alunos, como toda a comunidade em torno das escolas. Estamos presentes em praticamente todas as casas e é importante envolver as crianças e a juventude para avançarmos na prevenção e termos uma ação mais permanente”.

Durante o evento, os diretores receberam kits com os materiais educativos que poderão ser utilizados pelas escolas para envolver os alunos no combate à dengue.

Risco epidemiológico

O Superintendente de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado de Saúde, Rodrigo Said, falou aos diretores sobre a atual situação do Estado em relação aos casos de dengue, chikungunya e zika vírus. Segundo Rodrigo, no último levantamento, realizado antes do período das chuvas, quatro municípios estavam em alerta de risco epidemiológico: Bom Despacho, Governador Valadares, Pará de Minas e Ubá. Quase 70% dos municípios apresentavam imóveis domésticos com focos de larvas do mosquito e 60% apresentaram aumento no índice de infestação em relação a outubro de 2014.

Comitê Estadual

O Governo de Minas criou, no dia 29 de dezembro, o Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika, com o intuito de desenvolver ações destinadas ao controle do vetor e reduzir a incidência das doenças. O grupo é coordenado pelo vice-governador Antônio Andrade e conta com a participação de outras 17 instituições e secretarias de Estado.



Crédito (foto): Renato Cobucci


Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022