Militares recebem treinamento para combater o Aedes

O Aedes aegypti em 2015 provocou cerca de 20 mil casos de dengue em Uberlândia. Este ano, a missão é evitar que a situação se repita. No 36° Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz) de Uberlândia, a batalha já começou. “Ano passado tivemos casos de dengue aqui no quartel e se um fica doente é mais fácil para os outros adoecerem também. Então precisamos cuidar”, explica o primeiro tenente Rafael dos Santos Modesto. Ele e mais 160 oficiais, subtenentes e sargentos participaram nesta quarta-feira (20) de uma capacitação com a Prefeitura de Uberlândia para verificarem e eliminarem focos do Aedes no batalhão e nas próprias casas.
A mensagem passada aos militares é que cada um pode ajudar a cuidar do aquartelamento, das suas casas e dos colegas de trabalho. Segundo o primeiro tenente, os oficiais, subtenentes e sargentos são os difusores de tudo que acontece no local e estão à frente das instruções que são passadas dentro do quartel. “São eles que vão conscientizar o restante do efetivo e difundir a mensagem contra o mosquito”, disse. Assim que as instruções forem repassadas a todos os cabos e soldados, serão 840 militares capacitados ao todo.


Militares nas ruas

De acordo com o tenente-coronel Alexandre de Castro Matias, comandante do 36º BIMtz, este trabalho de capacitação interno é um incentivo para que cada militar da unidade seja um multiplicador na luta para eliminar os criadouros do Aedes aegypti. “Para o nosso apoio nas ruas, nas visitas domiciliares, precisamos seguir protocolos do Ministério da Defesa. A Secretaria Municipal de Saúde já fez a solicitação e estamos aguardando a autorização”, explica.
O diretor de Vigilância em Saúde, Samuel do Carmo Lima, disse que a Prefeitura de Uberlândia buscou o apoio do Exército e de outras instituições com o intuito de trabalhar a prevenção de forma mais efetiva no município. “Ainda estamos aguardando definição de Brasília para começarmos as operações nas ruas. O Exército vai somar forças para juntos, eliminarmos os criadouros do mosquito e evitar uma epidemia em 2016”, disse.











Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Comentários

potagens mais vistas

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado

Meu Café no Sistema FAEMG