Trilhos inativos de ferrovia na região Norte serão retirados
A Prefeitura de Uberlândia enviou neste mês um ofício à administração da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) no qual manifesta a necessidade de serem retirados os trilhos inativos da estrada de ferro situada entre os bairros Marta Helena e Nossa Senhora das Graças, na região Norte da cidade. O pedido atende uma reivindicação dos moradores que já dura cerca de 30 anos, quando o trecho deixou de ser utilizado, e foi apresentado à comunidade dos bairros na noite desta quarta-feira (24).
Segundo o prefeito Gilmar Machado, por ser uma área concedida à FCA, cabe primeiramente à empresa realizar os trabalhos. Após o prazo de 15 dias, se não houver manifestação por parte da FCA, a Prefeitura enviará um segundo ofício. Não havendo resposta novamente no prazo de 15 dias, uma notificação será expedida à FCA que terá 10 dias para se posicionar. Decorrido todo este prazo, por meio de ações legais, a Prefeitura iniciará a retirada dos trilhos e os depositará em local adequado.
“Vamos apresentar um projeto urbanístico para o local que envolve itens como abertura e duplicação de ruas, iluminação, meio ambiente, trânsito e mobilidade urbana”, disse o prefeito. Durante o processo, serão promovidas reuniões com os moradores para ouvir a necessidade deles e atendê-las de acordo com as possibilidades.
“Já fizemos abaixo-assinado com mais de duas mil assinaturas pedindo a retirada dos trilhos”, disse o comerciante Márcio Nabor Goulart. De acordo com ele, a situação causa insegurança aos moradores devido à falta de iluminação, entre outros problemas.
A retirada dos trilhos também criará novas possibilidades para as crianças frequentarem as escolas. “É comum os moradores do Marta Helena serem alunos na Escola Municipal Professor Ladário Teixeira, que fica no Nossa Senhora das Graças. A estrada de ferro dificulta o acesso de um bairro ao outro, mas com o retirada a situação será resolvida”, disse a dona de casa Margarida dos Santos, que mora no Marta Helena.
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
Comentários