Documentário sobre tecelões de Uberlândia tem sessão de pré-estreia exclusiva no Cinépolis do Center Shopping

​O Center Shopping e o Cinépolis realizam neste domingo (14/06) às 10h30 na sala 7 do cinema, a sessão gratuita para pré-estreia de um documentário que retrata as histórias contadas pela comunidade tecelã de Uberlândia e as lições aprendidas de geração em geração. Com o título ‘Tecendo Memórias’, o filme retrata o trabalho criativo de senhoras, afiadas com a história da tecelagem manual. Elas tecem o roteiro de um autorretrato da vida a fiar.


 Durante todo o tempo de pesquisa e produção deste documentário, em 2013 e 2014, a comunidade tecelã Fios do Cerrado de Uberlândia recebeu oficinas de aprendizagem sobre roteiro, filmagens e edição. Os 22 tecelões, personagens principais do filme, tiveram condições de se perceberem como pessoas transformadoras e agentes sociais que multiplicam a arte do tear, aprendida de geração em geração. O projeto teve como proposta um modelo proposto de comunicação comunitária, em que os próprios tecelões produzem e acompanham na prática todo o trabalho de construção do documentário
.Com duração de 25 minutos, o documentário ‘Tecendo Memórias’, aprovado e financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, é resultado de um projeto proposto pelo jornalista e produtor cultural, Flávio Soares, com direção da cineasta Iara Magalhães e participação de uma grande equipe com diferentes profissionais ligados a comunicação, educação e produção técnica de áudio e vídeo.




Para o produtor cultural Flávio Soares, o mais importante de todo processo de pesquisa e produção para o desenvolvimento do filme foi que os tecelões foram estimulados a reviver memórias. “Isso possibilitou que eles se valorizassem enquanto pessoas multiplicadoras de um conhecimento que é próprio deles, ou seja, saberes que tiveram na vida, aprendendo a arte do tecer e do fiar com as mães, avós e com os mais velhos no próprio Centro de Tecelagem. Com o filme, essas histórias ficaram para sempre”, destaca o proponente deste projeto.



Responsável pela direção do documentário, a cineasta Iara Helena Magalhães fala da sua expectativa quanto à reação do público. “Gostaria que as pessoas depois do filme dissessem: não vi o bastante para saber sobre as tecelãs e sobre a tecelagem, mas devo vê-lo em detalhe. O ver sabe melhor aproximar-se”, afirma.



Esta ação do Center Shopping, em parceria com o Cinépolis, visa abrir espaço para a manifestação cultural regional e também mostrar novidades do cinema, como destaca a gerente de marketing do shopping, Sara Elydio. “O Center Shopping apoia as ações culturais de nossa cidade e região abrindo espaço para exposições, mostras e exibição de filmes como este, em parceria com o Cinépolis. Esta também é uma oportunidade para quem ainda não conheceu as novidades em nossas salas de cinema, conferir as mudanças que foram realizadas com a entrada da rede Cinépolis, que há um ano vem promovendo melhorias para que tenhamos ainda mais conforto e qualidade para o público”, destaca a gerente. 



SERVIÇO

Pré-estreia do documentário ‘Tecendo Memórias’

Data: 14 de junho (domingo)

Horário: 10h30

Local: Sala 7 do Cinépolis, no Center Shopping

Entrada gratuita



Segue links com outras fotos da produção do documentário:





















​ 


Mais informações para imprensa:

GA Comunicação | Assessoria de Comunicação Center Shopping - BRMalls

Sérgio Gouvêa / Dhiego Borges

(34) 3212-6707 / 3213-4860

redacao@gacomunicacao.com.br

Comentários

potagens mais vistas

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Meu Café no Sistema FAEMG

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022