Música na África.
Falar que alguma cidade, aldeia ou tabanca*, está em festa na África, é redundância.
• Tabanca é um pequeno aglomerado de casas, cujo líder é o Soba.
Apesar da pouca disponibilidade de bens materiais e abundância de atrocidades de toda natureza, o povo africano é alegre. A música, a dança, as cores e os ritmos os mais variados são uma constante no cotidiano dos povos africanos.
A música e a dança brotam nos mais longínquos rincões, das formas menos esperadas e com uma infinidade de instrumentos musicais, cada um determinando um ritmo no “african way of life”.
Nesta semana, porém, São Tomé e Príncipe estão em festa. Foi inaugurada a primeira escola de música do país, após 40 anos de independência do jugo português.
Em São Tomé e Príncipe se fala português. O país, no golfo da Guine, antiga Costa do Ouro, é formado por duas ilhas principais, São Tomé (com cem mil habitantes) e Príncipe (com oitenta mil). A música são-tomense, que respira e transpira a música africana, é representada por dezenas de artistas que buscam seu espaço nesse mundo que, quanto mais regional mais globalizado é.
Que a arte são-tomense encontre seu caminho e possa mostrar ao mundo a alegria de um povo que supera tudo na alegria de viver.
Para quem gosta de música e do rítmo africano, aí vai um link para se ouvir a pura música feita em STP:https://www.youtube.com/watch?v=9R-K45aI3xE
Altair Maia / Consultor Internacional / E-mail: altair2001@yahoo.com
Altair Maia
International Business Consultant
Blog: www.africanner.com
Skype.: altair2001
Phone.: +5561-83408484 - TIM
Comentários