IV Encontro Técnico de Entidades Cooperadas fecha ciclo com chave de ouro

Depois de passar por nove regionais do Senar Minas, o superintendente Antônio do Carmo Neves esteve em Patos de Minas fechando o circuito do IV Encontro Técnico de Entidades Cooperadas, que tem como intuito apresentar propostas de atuação da instituição para o triênio 2015/2017.

O evento foi de reflexão sobre a importância da parceria entre Senar e entidades cooperadas para o desenvolvimento do meio rural, cenário onde se veem modernização do agronegócio, escassez de profissionais qualificados, novas exigências ambientais e incertezas política e econômica.


Houve uma presença maciça dos parceiros regionais, com representantes de entidades de 30 municípios da região. “Esse encontro é muito significativo para oSenar Minas, pois aumenta a motivação dos dirigentes e mobilizadores, possibilitando atingirmos de forma mais ampla e objetiva as necessidades do mercado de trabalho rural e das comunidades rurais”, destacou o gerente regional Sérgio Coelho.

O superintendente abordou assuntos relevantes, mostrando as deficiências e os sucessos das atividades realizadas em conjunto com os cooperados e a importância do apoio de seus mobilizadores, presidentes e diretores. Também foram apresentados por ele dados de programas como GQS, GQC e Jovem no Campo, entre outros. “A exposição dos resultados desses projetos melhora o entendimento dos mobilizadores e, consequentemente, facilita a implantação em cada município”, completou.

Crescimento dos cursos

Em um dos gráficos apresentados, foi possível notar o crescimento significativo doSenar em nível estadual nos últimos anos. Em 2004 foram realizados em Minas 4.774 treinamentos e, dez anos depois, 10.633 - números que mostram um aumento em média de 10% ao ano.

O gerente do Senar em Patos também aproveitou para apresentar os dados da regional, que atende 56 municípios. Segundo ele, a realização desse encontro e do planejamento estratégico é tão positiva que, em 2014, foram realizados 33% de cursos de Formação Profissional (FPR) e 21% de Promoção Social (PS) acima do planejado.

A mobilizadora do Sindicato Rural de Buritis, Ester Lopes da Silva, associou o aumento de treinamentos principalmente aos encontros técnicos realizados nos últimos quatro anos. “Trabalho numa região muito produtiva e no encontro aprendo ações estratégicas para tirar proveito disso”, contou.

Para o diretor do Sindicato Rural de Patos de Minas Braz Telles, o Senar tem contribuído significativamente com o desenvolvimento do município. “O produtor é uma grande prioridade do nosso Sindicato, já que a cidade é reconhecida nacionalmente pelo agronegócio. A atuação do Senar na formação profissional dele gera frutos visíveis”.

O Encontro Técnico foi fechado com a apresentação de estratégias para implantação do Programa Soja Plus de maneira a ampliar a oferta de serviços aos produtores de soja do Alto Paranaíba e do Noroeste de Minas.


Bárbara Gonçalves
Assessora de Comunicação / Regional de Patos de Minas - ER08
Tel.: 55 34 3821.8366 • Fax: 55 34 3821.8366imprensa.patos@senarminas.org.br • www.sistemafaemg.org.brServiço Nacional de Aprendizagem Rural

Comentários

potagens mais vistas

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Meu Café no Sistema FAEMG

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia