IV Encontro Técnico de Entidades Cooperadas fecha ciclo com chave de ouro
Depois de passar por nove regionais do Senar Minas, o superintendente Antônio do Carmo Neves esteve em Patos de Minas fechando o circuito do IV Encontro Técnico de Entidades Cooperadas, que tem como intuito apresentar propostas de atuação da instituição para o triênio 2015/2017.
O evento foi de reflexão sobre a importância da parceria entre Senar e entidades cooperadas para o desenvolvimento do meio rural, cenário onde se veem modernização do agronegócio, escassez de profissionais qualificados, novas exigências ambientais e incertezas política e econômica.
Houve uma presença maciça dos parceiros regionais, com representantes de entidades de 30 municípios da região. “Esse encontro é muito significativo para oSenar Minas, pois aumenta a motivação dos dirigentes e mobilizadores, possibilitando atingirmos de forma mais ampla e objetiva as necessidades do mercado de trabalho rural e das comunidades rurais”, destacou o gerente regional Sérgio Coelho.
O superintendente abordou assuntos relevantes, mostrando as deficiências e os sucessos das atividades realizadas em conjunto com os cooperados e a importância do apoio de seus mobilizadores, presidentes e diretores. Também foram apresentados por ele dados de programas como GQS, GQC e Jovem no Campo, entre outros. “A exposição dos resultados desses projetos melhora o entendimento dos mobilizadores e, consequentemente, facilita a implantação em cada município”, completou.
Crescimento dos cursos
Em um dos gráficos apresentados, foi possível notar o crescimento significativo doSenar em nível estadual nos últimos anos. Em 2004 foram realizados em Minas 4.774 treinamentos e, dez anos depois, 10.633 - números que mostram um aumento em média de 10% ao ano.
O gerente do Senar em Patos também aproveitou para apresentar os dados da regional, que atende 56 municípios. Segundo ele, a realização desse encontro e do planejamento estratégico é tão positiva que, em 2014, foram realizados 33% de cursos de Formação Profissional (FPR) e 21% de Promoção Social (PS) acima do planejado.
A mobilizadora do Sindicato Rural de Buritis, Ester Lopes da Silva, associou o aumento de treinamentos principalmente aos encontros técnicos realizados nos últimos quatro anos. “Trabalho numa região muito produtiva e no encontro aprendo ações estratégicas para tirar proveito disso”, contou.
Para o diretor do Sindicato Rural de Patos de Minas Braz Telles, o Senar tem contribuído significativamente com o desenvolvimento do município. “O produtor é uma grande prioridade do nosso Sindicato, já que a cidade é reconhecida nacionalmente pelo agronegócio. A atuação do Senar na formação profissional dele gera frutos visíveis”.
O Encontro Técnico foi fechado com a apresentação de estratégias para implantação do Programa Soja Plus de maneira a ampliar a oferta de serviços aos produtores de soja do Alto Paranaíba e do Noroeste de Minas.
Bárbara Gonçalves
Assessora de Comunicação / Regional de Patos de Minas - ER08
Tel.: 55 34 3821.8366 • Fax: 55 34 3821.8366imprensa.patos@senarminas.org.br • www.sistemafaemg.org.brServiço Nacional de Aprendizagem Rural
Comentários