Homenagens, histórias de sucesso e investimentos marcam encontro com paratletas
Quem olha para Luciano Dantas, 34 anos, não imagina que o pequeno de 1,35 m de altura possui a força de um gigante. O halterofilista de Uberlândia representou o Brasil no Open Regional das Américas no México, no mês de abril e conquistou medalha de bronze, levantando 134 kg. Sua melhor marca é de 140 kg, quase quatro vezes o seu peso. Rodrigo Parreira, 20 anos, é outra preciosidade do esporte uberlandense - medalha de ouro, recordista e campeão mundial de salto em distância.
Luciano e Rodrigo têm em comum mais do que histórias de sucesso. Eles fazem parte de um grupo de paratletas que sentem orgulho em defender o nome de Uberlândia em competições que acontecem dentro e fora do país. Na manhã desta quarta-feira (17), os dois integraram um grupo de aproximadamente 100 paratletas que participou da segunda edição do projeto “Café do Esporte”, na Arena Sabiazinho, promovido pela Prefeitura de Uberlândia, através da Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer (Futel)
.
Alguns dos paratletas presentes não participam de competições internacionais, mas superam os obstáculos do dia a dia com a mesma determinação e vontade. “Não são apenas vencedores de competições, são vencedores de limites. Uberlândia é campeã por ter esses paratletas defendendo o nome da cidade”, disse a secretária de Governo, Rosângela Paniago, que representou o prefeito Gilmar Machado, que estava em viagem a Brasília.
O “Café do Esporte” acontece mensalmente. A cada edição um segmento ligado ao esporte é convidado a participar do encontro. Durante as reuniões, os atletas conhecem as propostas da Administração municipal e também apresentam sugestões e reivindicações.
O encontro com os paratletas foi uma oportunidade da direção da Futel apresentar os projetos na área do paradesporto do Município e estreitar ainda mais os laços, buscando valorizar e apoiar um segmento que é garantia de bons resultados para Uberlândia. De acordo com a coordenadora do Núcleo de Paradesporto da Futel, Emilene Alves do Santos, Uberlândia tem grandes chances de ser bem representada nas Paralimpíadas em 2016. “Temos atletas em segundo e em sexto em ranking mundial e com possibilidades de participarem [das Paralimpíadas]. Já para o Parapan-americano, seis competidores estão garantidos”, disse.
Ainda segundo Emilene, Uberlândia tem hoje cerca de 180 paratletas em nível de competição. Há outros em fase de iniciação. Atualmente, a Futel conta com cinco profissionais que trabalham exclusivamente com o paradesporto. “Além deles, a Futel disponibiliza locais para treinamento e assessoria nas necessidades dos atletas, como contato com o Comitê Paralímpico e documentação”, ressalta a coordenadora.
Durante o “Café do Esporte”, o diretor da Futel, Marcio Nobre, apresentou um relatório das necessitas de investimento no paradesporto em espaços administrados pela fundação. Segundo apontou, os investimentos vão acontecer por meio de parcerias com a iniciativa pública e privada. “Não são apenas matérias, são equipamentos que vão melhorar o desempenho dos nossos atletas. Iremos começar de forma imediata a realizar uma cotação para a compra”, disse.
Homenagem
Ainda na reunião, a Futel homenageou o time de Vôlei Masculino do Uberlândia Gabartito/Unipac/Futel, que no último fim de semana conquistou a medalha de prata na Liga do Desporto Universitário (LDU), um dos principais torneios nacionais de vôlei. Na semana anterior, a mesma equipe sagrou-se campeã mineira ao conquistar os Jogos Universitários Mineiros (JUMs), se classificando para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) que acontecerão em outubro, em Uberlândia.
Centro de Referência Esportiva
Durante o encontro, a diretoria da entidade apresentou ainda o projeto de criação do Centro de Referência Esportiva em Uberlândia. Segundo a diretoria, o projeto é pioneiro em Minas Gerais.
Em parceria com Secretaria de Saúde, o espaço contará com profissionais de diversas especialidades médicas como ortopedistas, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos que prestarão atendimento gratuito aos atletas. O Centro terá também uma rede educacional que capacitará os educadores físicos da Futel, visando a busca de novos talentos esportivos nas escolinhas mantidas pela entidade.
Outra parte da apresentação tratou dos investimentos que serão feitos nos poliesportivos da cidade. Segundo Marcio Nobre, todos os espaços serão reformados a partir deste semestre.
Outra novidade apresentada pela Futel foi a aquisição de equipamentos para a instalação de novas academias populares em diversos espaços no município.
Rodrigo Fernandes
17/06/2015
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
Comentários