Temperaturas mais baixas e tempo seco exigem atenção redobrada à pele

motismiledesign.co.uk

Atualmente, vivenciamos um clima instável. Faz frio de manhã, o sol aparece e faz calor a tarde e a noite as temperaturas voltam a abaixar. E essa instabilidade pode ser nociva à pele. Neste contexto, alguns cuidados são essenciais para manter a pele saudável e hidratada, evitando problemas futuros, como infecções, devido a coceira e as lesões na pele. O inverno se inicia no dia 21 de junho e com a nova estação também aparecem os problemas de pele. “As dermatites são os problemas de pele mais comuns nesta época, por conta do ressecamento do tempo. As pessoas aumentam a temperatura do chuveiro, prolongam o banho e pulam a parte do hidratante e  com isso, a pele vai ressecando, coçando e ferindo”,  afirma a dermatologista Juliana Gumieiro. E a água quente resseca tanto a pele quanto o cabelo. “Ela leva a gordura natural que temos na pele e nos fios. Por isso, a recomendação é que as pessoas encurtem os banhos; não usem a bucha, pois ela piora o ressecamento da pele; optem por sabonetes mais suaves, como o de bebê ou neutro, que agridem menos a pele, além de sempre passar o hidratante logo após o banho, para manter a hidratação perdida. Em casos mais graves, podemos receitar um hidratante oral”, explica. Para os lábios também é recomendado uma hidratação específica. Deve-se usar filtro solar labial, pois o frio também resseca a boca,  associado a manteiga de cacau e/ou um hidratante específico para os lábios, para evitar rachaduras, que de acordo com a médica, podem predispor à herpes e outras infecções mais graves.

E o protetor  solar? Mesmo com o tempo nublado e o sol em menos evidência as recomendações relativas a proteção solar não se alteram no inverno. “As mesmas recomendações do verão são indicadas  para o inverno. A radiação ultra violeta não é visível, então o fator de proteção solar tem que ser alto tanto no verão, quanto no inverno. O indicado é o fator de 30 para cima. Pois, dependendo da quantidade que as pessoas passam, acaba não alcançando o fator 30, então, indicamos um maior, como o 50, tanto no verão quanto no inverno. Além disso, é importante observar no protetor solar se ele tem proteção UVA e UVB”, explica a dermatologista. A reposição do protetor deve ser feita a cada três horas e no caso das mulheres, mesmo que a base tenha proteção solar, é recomendado associar ao protetor. “Geralmente recomendamos passar o filtro solar antes da maquiagem. Hoje existem algumas maquiagens no mercado com proteção solar, mas, muitas vezes não contam com proteção dupla, contra  UVA e UVB. Mesmo com a base é recomendado primeiro o protetor solar e depois a base”, conta.

E para manter a pele sempre bonita o ano todo, Juliana Gumieiro recomenda: “Hidrate, mantenha uma alimentação balanceada, coma bastante verduras e legumes, além de beber bastante líquido para promover a hidratação de dentro para fora”.


Comentários

potagens mais vistas

A Festa do Carro de Boi da Cachoeira, que está completando 25 anos, tem seu calendário confirmado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Meu Café no Sistema FAEMG

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia