Uberlândia será palco dos maiores eventos de robótica do país

agenciaalagoas.al.gov.br
Olimpíada, Competições, Simpósio e Mostra serão os eventos que em um só reunirá entre os dias 28 de outubro e 1 de novembro, estudantes e pesquisadores da área de robótica de todo Brasil e da América Latina.

Uberlândia, 27 de outubro de 2015 – Uma das maiores cidades do estado de Minas Gerais, Uberlândia se transformará de 28 de outubro a 1 de novembro no principal centro nacional da robótica. Durante o período, o Center Convention e a Universidade Federal de Uberlândia serão os palcos da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), uma das maiores olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo Governo Federal, que faz uso da temática da robótica para estimular os estudantes de ensino fundamental, médio e técnico às carreiras científico-tecnológicas, identificando jovens talentosos e promovendo debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

Realizada desde 2007 a OBR é composta de provas teórica e prática realizadas durante o ano todo em competições regionais em todo o Brasil, que classificam equipes para a final nacional. Na modalidade teórica, os estudantes respondem as questões de uma prova escrita preparada por uma comissão de professores da OBR, realizada em uma única fase e simultânea em todas as escolas participantes do País. Já na modalidade prática, os alunos utilizam kits de robótica ou componentes eletrônicos em geral para construção de robôs e devem cumprir o desafio de construir e programar um robô que desempenhe uma função de resgate em um ambiente de desastre simulado, seguindo algumas regras específicas. O campeão garante vaga na competição internacional RoboCup, que será realizada em 2016 na Alemanha.

A OBR já atingiu ao longo de nove edições mais de 330 mil alunos em 45% dos municípios do país. Cerca de 1.600 instituições participam da OBR a cada ano. Na final deste ano serão 88 equipes do país na modalidade prática e 27 alunos da modalidade teórica, num total de 494 participantes. “Além de uma área em franca expansão, a robótica tem se tornado uma importante ferramenta para a construção do conhecimento em sala de aula e para formação de bons cidadãos e profissionais. Acreditamos que a qualidade dos projetos desenvolvidos pelos professores e alunos que compõem a OBR pode ajudar a nação a tornar-se um expoente na área”, destacou a coordenadora nacional da OBR, Profa. Dra. Esther Luna Colombini.

Em conjunto com as finais da OBR, serão realizados outros dois grandes eventos de robótica do país e da América Latina: a Latin American Robotics Competition (LARC) e a Competição Brasileira de Robótica (CBR), destinados às competições de robótica realizadas com alunos do ensino fundamental até a pós-graduação, além de pesquisadores da América Latina. As competições envolvem categorias da RoboCup e do IEEE contemplando tarefas como: o futebol de robôs reais, com robôs com formato que tem alguma similaridade com os humanos (como o robô Nao, por exemplo) e como robôs de rodas; a simulação de futebol 2D e 3D; o resgate de vítimas; robôs de serviço para auxiliar em atividades domésticas; robôs para auxiliar em tarefas logísticas; robôs aquáticos; além dos robôs que dançam. Todos os robôs da OBR e CBR/LARC são totalmente autônomos, ou seja, operam sem a interferência de humanos.  

Também a 5ª Mostra Nacional de Robótica (MNR), considerada a maior mostra de trabalhos em robótica do país, evento que busca a valorização do conhecimento interdisciplinar e integrado, estimulando a submissão de trabalhos na fronteira entre a robótica e diversas outras áreas do conhecimento, tais como: artes, humanidades, ensino, ciências e inovação, além das áreas tradicionais, como elétrica, mecânica e computação. Serão expostos protótipos de robôs e trabalhos de automação criados pelos participantes. Os melhores trabalhos receberão 70 bolsas de Iniciação Científica Junior do CNPq para que os alunos possam trabalhar e expandir os seus projetos nos próximos 12 meses.

Além do Simpósio Brasileiro de Robótica (SBR) e o Latin American Robotics Sympoium (LARS), em conjunto com o WRE (Workshop de Robótica Educacional), que reúnem pesquisadores e professores da área de robótica e áreas afins para discutir as pesquisas atuais na área e apresentar novas formas de utilização da robótica em sala de aula. Estes serão realizados no Anfiteatro 3Q da Universidade Federal de Uberlândia.

Todos os eventos contam com o apoio da Sociedade Brasileira de Automação (SBA) e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), além de suporte financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A visitação no Center Convention é gratuita e aberta ao público entre os dias 29/10 e 01/11 das 9:00h às 18:00h. As finais ocorrerão na manhã do dia 1/11.

Serviço:
Evento: Eventos de Robótica 2015
Data: De 28 de outubro a 01 de novembro
Horário: Das 09h às 18h
Local: Center Convention – Uberlândia – MG

Mais informações sobre os eventos:

OBR: www.obr.org.br
MNR: www.mnr.org.br

Latin American Robotics Competition (LARC) / Competição Brasileira de Robótica (CBR)
Latin American Robotics Symposium (LARS) / Simpósio Brasileiro de Robótica (SBR)
Workshop de Robótica Educacional (WRE)
https://eventosrobotica2015.wordpress.com/


Imprensa OBR
Fabrício Fernando Bomfim – ffbomfim@gmail.com
Telefone (11) 991533974 


Sobre a OBR - www.obr.org.br - A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo Governo Federal que faz uso da temática da robótica para estimular os estudantes de ensino fundamental, médio e técnico às carreiras científico-tecnológicas, identificando jovens talentosos e promovendo debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. É gerida e organizada, voluntariamente, por professores e pesquisadores da área de Robótica de renomadas Universidades Brasileiras que formam, atualmente, o Conselho Superior da OBR. A OBR possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional: a modalidade prática e a modalidade teórica. Anualmente a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática. A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.









Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado