Centro de Convenções da Unialgar se transforma em espaço de convivência dos atletas

A realização dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) requer da cidade sede padrões esportivos, de hospedagem, de transportes e de convivência de extrema qualidade. Nestes últimos dias, Uberlândia está dando uma demonstração de como fazer bem feito esta lição de casa. Um exemplo é a estrutura montada no Centro de Convenções da Unialgar, que se tornou o Centro de Convivência dos JUBs. O espaço servirá para interação e convivência entre atletas, organizadores, imprensa e demais envolvidos na 63ª edição do evento esportivo. O Centro funcionará durante a realização dos Jogos em Uberlândia, entre os dias 14 e 25 deste mês, e abriga setores para convivência, refeitório, auditório e administrativos dos JUBs.

            “Competições como os JUBs são de excepcionais níveis técnicos e este QG (quartel-general) é um local principalmente para descompressão dos atletas, geralmente causada pelo estresse e ansiedade normais durante jogos”, disse o diretor de marketing da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), Lucas Romariz.

O QG ao qual o diretor se refere tem como espaço principal o Centro de Convivência. O espaço abriga atividades de lazer e entretenimento como pistas para atividades culturais, jogos eletrônicos, boulder (paredão para escaladas) e mesas de sinuca. No andar inferior, um amplo salão foi transformado em uma espécie de praça, onde as comitivas esportivas poderão se interagir. Há ainda uma espécie de museu dos JUBs, onde estão expostos troféus e camisetas com autógrafos de atletas campeões em várias modalidades em edições anteriores.
Toda a logística e as decisões que cabem à CBDU também são definidas no Centro de Convivência. Para isso, o mezanino do Centro foi dividido em setores administrativos, de transportes, marketing e comunicação, entre outros. Uma das salas será utilizada pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva Universitária (STJDU), uma espécie de setor jurídico dos JUBs, onde são tomadas decisões como validação ou anulação de resultados polêmicos e eventuais punições aos atletas. A estrutura conta ainda com auditório para 500 pessoas, cozinha industrial e refeitório capaz de atender até 700 pessoas ao mesmo tempo. Os atletas também terão à disposição internet de livre acesso com 150 megas, que foram divididos em 70% para uso administrativo e 30% para uso geral.
Como os atletas estarão hospedados em 30 hotéis, sendo 25 em Uberlândia e cinco em Araguari, a ida deles ao Centro de Convivência não é obrigatória, mas a expectativa é que passem pelo espaço uma média de três mil pessoas diariamente. Todos os traslados das comitivas esportivas serão feitos por empresas de Uberlândia que são especialistas neste tipo de serviço. A montagem de toda a estrutura e as refeições servidas aos participantes também contam com empresas de Uberlândia que venceram as respectivas licitações.
           
Plantio de árvores

Segundo Lucas Romariz, a questão ambiental também requereu dos organizadores do Centro de Convivência uma atenção especial e a empreitada deixará como herança o Bosque dos JUBs, situado na Granja Marileusa e que receberá o plantio de cinco mil mudas de árvores.
Para ter acesso aos departamentos do Centro é preciso estar devidamente credenciado junto à secretaria do evento. A iniciativa de montar o Centro de Convivência foi da Prefeitura de Uberlândia que firmou parceria com o Grupo Algar.

Vaga para a etapa sulamericana

Esta é a maior edição dos JUBs em número de participantes e também de disputas uma vez que duas modalidades estão estreando no evento. “Estamos fazendo o melhor possível e com total apoio da Prefeitura de Uberlândia. Estamos com cerca de 4.300 pessoas inscritas no evento, entre atletas e dirigentes, além de 700 pessoas trabalhando diretamente e mais 430 voluntários. A cidade realmente aceitou o evento”, disse o vice-presidente da CBDU, Alim Neto. De acordo com vice-presidente, a edição deste ano também é especial porque contará com atletas universitários de níveis olímpicos, que tentarão se classificar a etapa sulamericana que acontecerá na Argentina, na cidade de Buenos Aires, em 2016.

14/10/2015
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado