Atletas que disputarão 1ª fase desembarcam em Uberlândia

Seja no Terminal Rodoviário, no Aeroporto ou em ônibus fretados, durante toda a quarta-feira, atletas e comissão técnica de várias partes do Brasil desembarcam em Uberlândia para a disputa da 63ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Nesta primeira fase, que vai até domingo, participam cerca de 1.200 atletas que vão disputar os esportes individuais.

Os primeiros atletas e técnicos chegaram à cidade ainda durante a madrugada. É o caso de parte das delegações do Paraná, Amapá, Maranhão, Piauí, Paraíba e Roraima. No início da tarde, atletas e parte da comissão técnica dos estados do Acre, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo desembarcaram no aeroporto de Uberlândia.

 O vice-presidente da Federação Paranaense de Desportos Universitários, Roberto Luís Cavagnari, disse que nesta etapa a comitiva trará 58 atletas e na segunda, com modalidades coletivas, outros 116. “Em 2014, ficamos em quarto lugar na classificação geral e estamos muito entusiasmados com a receptividade do pessoal de Uberlândia”, ressalta.
            O técnico da Federação Acreana de Desportos Universitários, Ricardo Sampaio, lembra que a melhor colocação da equipe foi no ano passado. “Chegamos ao 16º lugar, mas pretendemos melhorar aqui nossas posições no ranking. Este é um campeonato forte e o nível competitivo dos atletas é muito alto”, enfatiza.
Félix Guebs, um dos atletas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), quer baixar em 50 centésimos o tempo para disputar as medalhas dos 200 metros rasos. “Atualmente, sou o 5º melhor colocado no meu estado. Sei que o nível dos atletas é forte. O clima aqui está favorável porque onde moro varia entre 26 a 30 graus”, disse.
Desde 2010, a judoca Letícia Régis de Almeida disputa os campeonatos regionais no RN e para os JUBs, na bagagem, trouxe bastante otimismo. “É muito bom pisar no solo de Minas Gerais porque vocês são acolhedores. Tenho vários títulos conquistados com muito esforço no tatame. A disciplina, o treinamento, a alimentação e a preparação física são pontos chaves para conquistar os campeonatos”, conta.
Nesta quinta-feira (15), dia da abertura oficial, mais atletas e comissão técnica continuam chegando à cidade.
A única modalidade que inicia nesta quinta-feira é o xadrez. As partidas acontecem no salão do SESC, no bairro Aparecida.

Adilson Silva
14/10/2015

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado