Atletas que disputarão 1ª fase desembarcam em Uberlândia

Seja no Terminal Rodoviário, no Aeroporto ou em ônibus fretados, durante toda a quarta-feira, atletas e comissão técnica de várias partes do Brasil desembarcam em Uberlândia para a disputa da 63ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Nesta primeira fase, que vai até domingo, participam cerca de 1.200 atletas que vão disputar os esportes individuais.

Os primeiros atletas e técnicos chegaram à cidade ainda durante a madrugada. É o caso de parte das delegações do Paraná, Amapá, Maranhão, Piauí, Paraíba e Roraima. No início da tarde, atletas e parte da comissão técnica dos estados do Acre, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo desembarcaram no aeroporto de Uberlândia.

 O vice-presidente da Federação Paranaense de Desportos Universitários, Roberto Luís Cavagnari, disse que nesta etapa a comitiva trará 58 atletas e na segunda, com modalidades coletivas, outros 116. “Em 2014, ficamos em quarto lugar na classificação geral e estamos muito entusiasmados com a receptividade do pessoal de Uberlândia”, ressalta.
            O técnico da Federação Acreana de Desportos Universitários, Ricardo Sampaio, lembra que a melhor colocação da equipe foi no ano passado. “Chegamos ao 16º lugar, mas pretendemos melhorar aqui nossas posições no ranking. Este é um campeonato forte e o nível competitivo dos atletas é muito alto”, enfatiza.
Félix Guebs, um dos atletas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), quer baixar em 50 centésimos o tempo para disputar as medalhas dos 200 metros rasos. “Atualmente, sou o 5º melhor colocado no meu estado. Sei que o nível dos atletas é forte. O clima aqui está favorável porque onde moro varia entre 26 a 30 graus”, disse.
Desde 2010, a judoca Letícia Régis de Almeida disputa os campeonatos regionais no RN e para os JUBs, na bagagem, trouxe bastante otimismo. “É muito bom pisar no solo de Minas Gerais porque vocês são acolhedores. Tenho vários títulos conquistados com muito esforço no tatame. A disciplina, o treinamento, a alimentação e a preparação física são pontos chaves para conquistar os campeonatos”, conta.
Nesta quinta-feira (15), dia da abertura oficial, mais atletas e comissão técnica continuam chegando à cidade.
A única modalidade que inicia nesta quinta-feira é o xadrez. As partidas acontecem no salão do SESC, no bairro Aparecida.

Adilson Silva
14/10/2015

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado