Ouvidoria de Polícia realiza visita técnica no sul de Minas

A redução dos índices de criminalidade relativos aos crimes contra a vida (homicídios) e contra o patrimônio (roubo), na 9ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), chamou a atenção da Ouvidoria de Polícia do Estado de Minas Gerais. A equipe foi até Uberlândia – cidade do Triângulo Mineiro com cerca de um milhão de habitantes e umas das 18 cidades que fazem parte da 9ª Região - para saber quais os fatores determinantes para essa redução.


A Ouvidoria de Polícia também quis conhecer melhor a ação integrada das polícias militar e civil nas prisões em flagrante com a implantação da Coordenadoria de Apoio Operacional, em abril de 2015. “É um modelo que poderia ser implementado em todo o Estado”, elogiou o ouvidor de Polícia, Paulo Alkimim. A coordenadoria foi determinante para a redução dos homicídios e roubos.

Os ataques a caixas eletrônicos em Uberlândia, por exemplo, caíram de 33 em 2014 para 13, no período de janeiro a setembro de 2015. Outro exemplo foi a Operação Zeus, realizada a partir de uma ação integrada das polícias para combater o tráfico de drogas. O resultado foi a apreensão de três toneladas de drogas.



O relatório aponta que foram encaminhadas à Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) 54 manifestações originadas da região referentes à Polícia Militar e 17 em relação à Polícia Civil, em 2015. Um dos assuntos mais recorrentes era a demora na vistoria de veículos, o que foi solucionado com um sistema eletrônico de agendamento.

Após a visita, a OGE fez algumas recomendações para melhorar o serviço como a realização de concurso público para a Polícia Civil, o funcionamento efetivo da 2ª Delegacia Regional de Uberlândia e a publicação de um ato normativo para ratificar as funções de cada instituição.



“As visitas técnicas são muito importantes para que possamos sugerir com mais propriedade aprimoramentos para esses serviços. Essa é uma de nossas competências”, esclarece o ouvidor de Polícia, Paulo Alkimim. “Ficamos muito felizes com a resolutividade das manifestações originadas daquela região e, principalmente, com a redução dos índices de crimes violentos. Esse é um exemplo positivo de que a atuação integrada das polícias é muito importante para o Estado. Quem mais ganha com isso é o cidadão”, analisou o ouvidor.




Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado