Ouvidoria de Polícia realiza visita técnica no sul de Minas

A redução dos índices de criminalidade relativos aos crimes contra a vida (homicídios) e contra o patrimônio (roubo), na 9ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), chamou a atenção da Ouvidoria de Polícia do Estado de Minas Gerais. A equipe foi até Uberlândia – cidade do Triângulo Mineiro com cerca de um milhão de habitantes e umas das 18 cidades que fazem parte da 9ª Região - para saber quais os fatores determinantes para essa redução.


A Ouvidoria de Polícia também quis conhecer melhor a ação integrada das polícias militar e civil nas prisões em flagrante com a implantação da Coordenadoria de Apoio Operacional, em abril de 2015. “É um modelo que poderia ser implementado em todo o Estado”, elogiou o ouvidor de Polícia, Paulo Alkimim. A coordenadoria foi determinante para a redução dos homicídios e roubos.

Os ataques a caixas eletrônicos em Uberlândia, por exemplo, caíram de 33 em 2014 para 13, no período de janeiro a setembro de 2015. Outro exemplo foi a Operação Zeus, realizada a partir de uma ação integrada das polícias para combater o tráfico de drogas. O resultado foi a apreensão de três toneladas de drogas.



O relatório aponta que foram encaminhadas à Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) 54 manifestações originadas da região referentes à Polícia Militar e 17 em relação à Polícia Civil, em 2015. Um dos assuntos mais recorrentes era a demora na vistoria de veículos, o que foi solucionado com um sistema eletrônico de agendamento.

Após a visita, a OGE fez algumas recomendações para melhorar o serviço como a realização de concurso público para a Polícia Civil, o funcionamento efetivo da 2ª Delegacia Regional de Uberlândia e a publicação de um ato normativo para ratificar as funções de cada instituição.



“As visitas técnicas são muito importantes para que possamos sugerir com mais propriedade aprimoramentos para esses serviços. Essa é uma de nossas competências”, esclarece o ouvidor de Polícia, Paulo Alkimim. “Ficamos muito felizes com a resolutividade das manifestações originadas daquela região e, principalmente, com a redução dos índices de crimes violentos. Esse é um exemplo positivo de que a atuação integrada das polícias é muito importante para o Estado. Quem mais ganha com isso é o cidadão”, analisou o ouvidor.




Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos