Uberlândia sedia 4ª encontro da REDE Terreiro Contemporâneo de Dança

Uberlândia receberá o 4ª encontro da REDE Terreiro Contemporâneo de Dança entre 13 e 18 de outubro. Com recursos da Lei Estadual de Incentivo a Cultura de Minas Gerais e patrocínio da Petrobras, o encontro terá a participação de artistas locais e nacionais. A programação conta também com oficinas práticas de dança, oficina teórica de Inovação em Projetos Culturais, Mostra de Espetáculos, Mostra de Documentários e uma Rodada de Negócios. A abertura oficial acontece no dia 13, de 10h as 11h, na Oficina Cultural de Uberlândia.

É a primeira vez que o evento é levado para o interior do Estado - as outras três edições foram em Belo Horizonte. A atividade Rodada de Negócios será realizada pela primeira vez e pretende oportunizar o encontro de artistas com programadores e curadores de mostras e festivais, nacionais e internacionais. A Rodada de Negócios prevê um momento de apresentação da Rede Funarte Ibero-Americana de Dança e do Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro Brasileiras. Também será encontro entre programadores convidados e classe artística, com agenda de reuniões individuais entre programadores e artistas.


A Mostra de Espetáculos contempla o espetáculo “Othelo”, da Companhia C, de Salvador, e da Companhia Rubens Barbot, do Rio, que também traz o espetáculo “Signos”; apresentações da Wultos Cia. de Dança, de Uberlândia, e Nave Gris Cia, de São Paulo, com o espetáculo “Dikanga Kalunga”; Cô Ês e Manos do Hip Hop, da Cia Rui Moreira, de Belo Horizonte; e um cortejo do Terno de Congado Sainha. As apresentações, oficinas, debates e rodadas de negócios ocuparão o Teatro Municipal e a Oficina Cultural de Uberlândia.
Entre os programadores/palestrantes confirmados estão o professor, bailarino e coreógrafo Matias Santiago e a socióloga Diana Pinheiro Fontes; a coreógrafa, dançarina e pesquisadora em arte de expressão negra Edileusa Santos; o coreógrafo e diretor da Cia. de Dança Afro João Daniel
Pereira Amaro; o músico, ator e produtor Gilberto Amâncio de Almeida; a administradora e produtora cultural Ruth Pinheiro; o diretor de cinema, curador e produtor Allan Ribeiro da Silva; o professor, produtor e curador Arnaldo José Siqueira Jr.; a coreógrafa, dançarina, cineasta e pesquisadora Carmem Luiza Ferreira; Cristiane Marques de Oliveira, que tem formação em dança e é pós-graduada em gestão cultural; Roger Alves Vieira, historiador; Fabrício Martins, especialista em relações institucionais e projetos de pesquisa e inovação; Elísio Pitta, coreógrafo e diretor artístico; Carlinhos Santos, jornalista e crítico de dança; e Ana Alvarenga, coordenadora de Projetos Educativos e de Extensão/Cefart – Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado, de Belo Horizonte.

Serviço

 4º Encontro REDE Terreiro Contemporâneo de Dança
13 a 18 de outubro
Teatro Municipal de Uberlândia e Oficina Cultural
Abertura: dia 13, às 10h, na Oficina Cultural
8/10/2015


Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado