Uberlândia pode ser sede do Mundial de Handball Masculino

foto:uipi.com.br
Uberlândia é uma das cidades que estão sendo avaliadas para sediar a 20ª edição do Mundial de Handball Junior Masculino, que acontecerá de 21 de julho a 3 de agosto desse ano. As negociações tiveram sequência na manhã desta quarta-feira (25) em reunião entre representantes da Confederação Brasileira da modalidade, o prefeito de Uberlândia, Gilmar Machado, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ronaldo Alves.

O município de Uberaba poderá dividir a realização do evento com a perspectiva de receber algumas partidas da competição. O torneio contará com a participação de 24 seleções dos cinco continentes, sendo a maioria da Europa. Caso Uberlândia seja confirmada, os jogos serão disputados na Arena Sabiazinho e na Arena Praia Clube. Já os treinos estão previstos para as instalações do Serviço Social da Indústria (Sesi) na unidade do bairro Gravatás.
A escolha pelas cidades de Uberlândia e Uberaba é do Ministério do Esporte e da Secretaria de Estado de Esporte de Minas Gerais que subsidiam a organização a ser feita pela Confederação Brasileira de Handebol.

“A Confederação Brasileira e a Federação Internacional estão satisfeitas com a estrutura que existe na cidade e esse fator influenciou na decisão, além do apoio local, do diálogo com a Prefeitura. Uberlândia tem instalações esportivas totalmente compatíveis para a realização do evento, sem contar com estrutura de hotel, logística, entre outros pontos”, disse o presidente da Confederação Brasileira de Handball, Manoel Luiz Oliveira.

Uma equipe da Confederação Brasileira desembarcou na cidade na segunda-feira (23) e, desde então, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Uberlândia organizou e acompanhou o grupo em visitas técnicas a estruturas que possivelmente serão utilizadas para o campeonato. Assim, diversos detalhes foram analisados para a realização da competição em Uberlândia. Em maio ocorrerá um novo encontro para finalizar os ajustes para o Mundial. Cada delegação, segundo Manoel Oliveira, é composta, no mínimo, por 16 jogadores e cinco dirigentes.

 “Algumas delegações estarão na cidade antes mesmo da competição para treinamentos e adaptação. Minas e Uberlândia estarão em evidência para o mundo todo. Hoje, o Brasil é o principal país das Américas na modalidade e a equipe brasileira tem grandes chances de conquistar medalha, que seria a primeira no módulo masculino, pois o time feminino já é campeão do mundo”, destacou Manoel, afirmando que a Seleção Brasileira ficará em Uberlândia, caso o evento seja confirmado na cidade.

Vale ressaltar que, por se tratar de um campeonato de categoria júnior, muitos dos atletas internacionais que irão competir deverão estar presentes nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Uma grande oportunidade para a população de Uberlândia e região ter contato direto com futuros atletas olímpicos.

O presidente da Confederação Brasileira de Handball disse ainda que antes, durante e depois da competição a entidade pretende fortalecer o Handball no município. “Queremos fazer um trabalho nas escolas proporcionando maior interesse na modalidade e para isso novamente teremos o apoio do prefeito, que sempre defendeu leis relacionadas ao esporte”, disse Manoel.

 Carolina Portilho

25/03/2015
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG


Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva