Rede municipal terá diário eletrônico em todas unidades ainda no primeiro semestre

Implementado há um ano em seis escolas da rede municipal de ensino, o diário eletrônico deve entrar em operação em todas as 117 unidades no final de abril. O processo de implantação da nova tecnologia é gradual em razão dos testes de funcionamento do software via web e também do treinamento dos professores que irão utilizar a ferramenta. A iniciativa da Prefeitura de Uberlândia foi implantada pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Empresa de Processamento de dados de Uberlândia (Prodaub), responsável por desenvolver o sistema.
Em 2014, o treinamento para os professores do ensino fundamental foi realizado por meio de uma equipe de quatro multiplicadores nas próprias escolas, devido ao grande número de profissionais. Dentro do Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais (Cemepe), os professores da educação infantil também participaram dos treinamentos, que devem ser concluídos nas próximas duas semanas. Só em março, foram capacitados 930 professores que trabalham nas Emeis.
O diário eletrônico é um instrumento pioneiro na rede pública. Através dele o professor vai inserir notas e faltas dos alunos de forma mais rápida e com a vantagem de ser acessível aos pais. “É um avanço em escola pública. Os pais poderão acompanhar o andamento dos filhos. Até então o diário era intocável”, destacou o coordenador do núcleo de Tecnologia e Educação do Cemepe, Cleber Ferreira Oliveira.

Para o professor, muda a praticidade no preenchimento. O diário em papel não permite rasuras, ou seja, quando ele errava ao colocar um dado era preciso refazer todo o escrito em uma nova folha e descartar a antiga. Com o software, basta que o professor delete a informação equivocada e faça a correção imediata. E como o sistema já traz a frequência dos alunos, apenas se faz necessário pontuar as faltas quando essas ocorrerem.

“O diário de papel é uma rotina que está arraigada na educação do município há 30 anos. Ainda assim, a aceitação dos professores à nova tecnologia tem sido muito positiva. Mesmo alguns professores que têm dificuldade em trabalhar com computador se interessam em mexer na máquina e isso é muito bom. Para esses casos, disponibilizamos cursos de informática básica no Cemepe voltados aos profissionais da rede”, observou o coordenador.

Para o próximo ano, o diário eletrônico terá um upgrade. Além das notas e faltas, haverá um item de consulta concebido de acordo com as diretrizes curriculares municipais que sugere o conteúdo do bimestre. A Prefeitura disponibilizou de três a quatro novos computadores para as escolas de ensino fundamental. Os equipamentos já estão entregues e serão utilizados para os profissionais acessarem o sistema do diário, caso não tenham equipamentos para acessar de casa. Nas unidades de educação infantil haverá até duas máquinas para essa tarefa.



31/03/15



Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883


Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022