Dores faciais podem ser tratadas com fisioterapia

Estruturas da região de cabeça e pescoço, quando sofrem algum estresse/sobrecarga, podem refletir em incômodos, como dores, ruídos, limitações, entre outras queixas comuns.
Pouca gente sabe, mas a causa da maioria das dores faciais pode estar relacionada à ATM - estrutura que liga a mandíbula (queixo) ao o crânio (têmpora) – e músculos associados. Quando há uma sobrecarga nessa região, ela passa a não exercer a sua função corretamente e então aparecem as dores. O tratamento de fisioterapia, e em alguns casos associado à ortodontia, é efetivo na maioria das situações.
Tecnicamente essa patologia é apresentada como Disfunção Temporomandibular e dor Orofacial e corresponde a várias alterações que geram desconforto na região da ATM, cabeça e pescoço. Os principais casos clínicos são reclamações de dor de cabeça, no ouvido, dente (bruxismo), ruídos, crepitação, estalido e/ou presença de dor ao abrir e fechar a boca, seja durante a alimentação ou no simples fato de conversar.
A especialista em DTM e Dor Orofacial, Edilene dos Santos, conta que o tratamento fisioterapêutico é conservador e não invasivo. “Na maioria dos casos utilizo técnicas manuais precisas e consigo atingir um ótimo resultado. Em situações extremas como nos casos de dores aguda e processos inflamatórios é necessário a utilização de aparelhos, como Ultrassom, Laser, crioterapia ou calor associado ou não, à estimulação elétrica transcutânea, para auxiliar no alivio imediato da dor e nos processos inflamatórios”, afirma.



Edilene explica ainda que além da dor, as disfunções podem causar assimetrias, como um lado do rosto ser mais fino e do outro mais cheio, como também, causar o estrabismo, uma vez que alguns os músculos da face estão interligados e reflete nesse desiquilíbrio em outras áreas.




Lauriane Martins – (34) 9630-4008 / redacao@kompletacomunicacao.com.br
Kompleta Comunicação - (34) 3086-6161

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado