Secretaria de Saúde anuncia novas ações de combate à dengue


A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta quinta-feira (19) o resultado do segundo Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), detalhou o trabalho que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) desenvolveu neste ano  e anunciou ações para o combate ao focos do mosquito e à dengue.

Mesmo com as mais de 125 mil visitas domiciliares realizadas pelos Agentes de Controle de Zoonoses, com a divulgação de campanhas publicitárias e com o apoio da mídia, os focos do Aedes aegypti apresentam em grande quantidade por todo o município. O resultado do LIRAa apontou que 6,2% dos imóveis pesquisados têm focos de reprodução do vetor. A pesquisa revelou ainda que 90,5% dos focos estão nas residências, enquanto 9,5% se encontram nos terrenos baldios. Em março do ano passado, o índice apurado pelo LIRAa foi de 3,6%.A parceria entre os vários setores da Prefeitura no combate à dengue e à chikungunya (não nenhum registro da doença em Uberlândia) junto à população é fundamental para diminuir a incidência de casos de dengue. Assim, o trabalho por toda a cidade será intensificado por meio do Comitê Municipal de Combate à Dengue e pelo CCZ


Mais agentes

O secretário de Saúde, Dario dos Passos, diz que é preciso esforço conjunto e apoio da população. “Iremos contratar 150 agentes por período temporário para fortalecer o trabalho de campo. Além disso, iremos colocar mais uma equipe para fazer o raio, que é o bloqueio da transmissão da doença, num raio de 300 metros da área de convívio onde há notificação de um caso da doença”. Para levar essa nova equipe para a aplicação dos produtos contra o mosquito à rua, bombas costais foram adquiridas.

Além da aplicação pelos agentes de controle de zoonoses, o veículo fumacê irá intensificar o trabalho. As caminhonetes fornecidas pelo Governo do Estado, bem como o veneno aplicado para eliminar o mosquito, irão percorrer primeiro os pontos onde há maior número de transmissão da doença, porém, este trabalho deve se estender por todas as regiões de Uberlândia.

Outra medida anunciada pelo secretário de Saúde é o treinamento de 80 agentes para que possam trabalhar em locais com até 2 metros de altura. “Vamos intensificar as ações. Nesta sexta estaremos no bairro Dom Almir com nossas equipes e na próxima semana iremos percorrer de forma integrada a outras secretarias o Joana D’Arc e o Jaraguá, além de manter todos os outros trabalhos de rotina”, disse Dario dos Passos.

 Confira os estratos com maiores índices de infestação

Mansour, Jardim Europa, Jardim Célia - 11.8 %

Jardim Ipanema, Dom Almir, Prosperidade, Jardim Sucupira, Joana D'Arc - 11.8 %

Laranjeiras, Jardim Karaiba, Cond. Bosque Karaiba, Cond. Gávea Paradiso, Cond. Guanambi, Cond. Res. Inglês Itapema, Vila dos Ipês, Vila do Sol, Cond. The Palms Residence, Cond. Village Karaiba, Cond. Gavea Solares - 11.5 %


 Assistência

Como parte das ações estabelecidas pela Prefeitura de Uberlândia para o combate à dengue, a Secretaria de Saúde realizou também nesta quinta-feira (19) um encontro de capacitação para médicos que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF).

Mais de 70 profissionais presentes no encontro receberam informações e capacitação sobre o manejo clínico da dengue, sendo abordadas questões como prevenção, diagnóstico, notificação, acolhimento de pacientes e os cuidados a serem empregados. Para a palestrante e médica infectologista Marcela Menezes, a percepção do médico ao lidar com pacientes sintomáticos à dengue é o fator principal para o acerto no tratamento. “Aqueles pacientes que chegam à unidade e têm sintomas de dengue, precisam ser tratados adequadamente, pois assim reduzimos e muito a letalidade da doença”, disse. Enfermeiros e agentes comunitários de saúde foram treinados na semana passada.

 Casos notificados

 A Secretaria de Saúde registrou um total de 2.399 casos notificados de dengue, sendo 641 casos confirmados por critérios laboratoriais e clínico-epidemiológicos, 182 casos descartados e 1.576 casos aguardando confirmação. Ou seja, para cada 100.000 habitantes há uma incidência média de 370 casos de dengue. Os dados foram apurados até o dia 14 de março.

A cidade registra ainda um caso grave de dengue confirmado e um óbito em investigação para dengue. De acordo com Rosana Gervásio, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, o município está preparado para enfrentar esse momento de alta no índice de infestação. “As ações estão intensificadas com agentes monitorando e controlando os focos nos bairros. É preciso tirar as condições favoráveis de abrigo ao mosquito”, afirma.

Ainda de acordo com Rosana Gervásio, devido a situação do país como um todo quanto à dengue, já existe um plano de ação a ser colocado em prática imediatamente. “O quadro no país é bastante atípico, assim como em Uberlândia. Por isso é importante nos anteciparmos a qualquer situação, principalmente quando se trata do combate à doenças como a dengue e a febre chikungunya”, completa.

 Agentes

 Prevenir a dengue envolve o trabalho dos agentes de CCZ. Por esse motivo, é importante que a população facilite o acesso aos domicílios procurados e acate as orientações oferecidas. O agente de controle de zoonoses pode ser identificado visualmente pelo uniforme e crachá com a identificação do órgão. No caso de dúvida é possível confirmar a procedência da visita pelos telefones: 3213-1470 ou 3213-2391.

Além dos agentes de controle de zoonoses, a Secretaria de Saúde conta ainda com agentes de educação em saúde que atuam nas escolas para levar conhecimento e fortalecer a prevenção com crianças e adolescentes. São 70 escolas atendidas e mais de 29 mil alunos do primeiro ao quinto ano das séries iniciais do ensino fundamental contemplados com a ação.













Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG


Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023