Rodada de Negócios do Brasil Central reúne pequenas empresas e grandes compradores

Rodada de Negócios do Brasil Central reúne pequenas empresas e grandes compradores

Foi aberta ontem (28) e continua hoje (29), a segunda maior Rodada de Negócios do Brasil. Realizada pelo Sebrae Minas, a Rodada de Negócios Brasil Central facilita o contato direto de micro e pequenas empresas com mais de 80 grandes empresas nacionais e internacionais. São cerca de 600 empresas entre fornecedores e compradores públicos e privados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Distrito Federal e pelo menos 12 compradores internacionais.

A novidade desta edição será a participação de sete instituições bancárias que além de participar como compradoras irão oferecer produtos e serviços de crédito direcionados as micro e pequenas empresas.

O evento tem a parceria da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Segundo os organizadores, o encontro é uma oportunidade para identificar parcerias comerciais e tecnológicas, aumentar as vendas, melhorar a carteira de fornecedores e trocar experiências.
Como parceira, a Prefeitura com a gama de profissionais diretamente ligados ao Desenvolvimento Econômico e Turismo, além de outros setores, participa do Painel de oportunidades de compras públicas. O objetivo é esclarecer a participação de micro e pequenas empresas como fornecedoras do setor público, destacando os produtos ou serviços que mais apresentam demandas, as principais modalidades de compras, entre outros esclarecimentos importantes para o setor. Nesta terça-feira (29) os painéis acontecem das 8h30 às 17h.
Durante o evento os participantes ainda terão palestras, seminários, fóruns e o Encontro Regional de Cooperativas de Crédito. Na parte externa do auditório, os negociadores também podem apreciar e adquirir diversos produtos e serviços que estão em exposição. A abertura oficial da Rodada de Negócios, contou com a palestra do economista, cientista social e professor do Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais – IMBEC São Paulo e membro do Conselho Superior de Economia da Fiesp, Eduardo Giannetti. Ele falou sobre o desempenho do Brasil no setor econômico, fez comparações de crescimentos percentuais desde 2010, mas também apontou alguns índices não muito satisfatórios na economia do país, entre outros aspectos do setor.
A última edição da Rodada de Uberlândia foi realizada em 2011 e gerou R$ 594 milhões em expectativas de negócios. A previsão dos organizadores para este ano é bem otimista, inclusive com o mercado estrangeiro. A novidade desta edição é a participação de sete instituições bancárias que além de participar como compradoras estão oferecendo produtos e serviços de crédito direcionados às micro e pequenas empresas.
O intuito é fomentar as relações de compra e venda, bem como expandir os horizontes dos empreendedores. Uberlândia se destaca por sua vocação para o turismo de negócios e pela facilidade de acesso aos grandes centros do país, a exemplo de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia e Brasília. Além disso, o município é o segundo maior centro consumidor do estado de Minas Gerais e está localizado na região do Triângulo Mineiro. Uberlândia, segundo o IBGE, conta com uma população de mais de 645 mil habitantes e possui posição geográfica privilegiada. Existe uma estimativa de que a cidade, em um raio de 600 km, possua 78 milhões de consumidores, o que representa em torno de 50% do PIB brasileiro.
            Na solenidade, o prefeito Gilmar Machado falou da importância deste evento para a cidade e região. Segundo ele, somente através de parcerias que se constrói e alavanca o crescimento das cidades. “Uberlândia possui diversos municípios de menor porte ao seu entorno e que vão se beneficiar com os crescimentos socioeconômicos e turísticos. É o desenvolvimento regional. Uberlândia tem potencial para isso e não pode crescer sozinha”, disse. Gilmar também destacou o relevante espírito empreendedor dos micro, pequenos e grandes empresários que geram emprego, renda e fazem com que o mercado não fique estagnado.
Nesta terça-feira, 29, haverá mais rodadas de negócios, painel de oportunidades de compras públicas, mostra de produtos, serviços e networking, seminário, palestra, mostra de franquias e fórum de Logística. Todos os eventos acontecem no Center Convention a partir das 8h30 às 22h. Informações: 3231-9391.



Cássia Bomfim
29/10/13


Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado