Recursos tecnológicos possibilitam atendimento especializado na Educação

Recursos tecnológicos possibilitam atendimento especializado na Educação



Um mouse manuseado com os pés que possibilita um mundo de saberes para deficientes físicos é um dos recursos expostos na Mostra Tecnologia Assistiva no Contexto Educacional, realizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME), nesta segunda-feira (21), no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe). O equipamento faz parte de uma lista de recursos disponibilizados pelo Núcleo de Apoio às Diferenças Humanas (Nadh) e utilizados nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em escolas municipais. O aparato serve para anular ou diminuir os transtornos causados em alunos com deficiências físicas.

Dezenas de recursos tecnológicos ou manuais compõem o acervo do Nadh como mapas em alto relevo, ampliadores de leitura, teclados colmeias (com capa adaptada para deficientes visuais) e lupas manuais e eletrônicas. O material é disponibilizado para 1.358 alunos em 50 escolas de ensino fundamental e 64 de educação infantil.
Para o estudante Ueslismar Divino de Sousa Batista, do 9º ano da Escola Municipal Professor Mário Godoy Castanho, no bairro Tocantins, o sistema operacional Dosvox foi a solução para o uso de computadores. O jovem de 20 anos tem deficiência visual e utiliza o programa durante tarefas no computador. “Ele me ajuda em exercícios que tenho dificuldades, como os de Matemática. Antes de conhecer estes recursos era quase impossível”, conta Ueslismar Batista enquanto demonstra agilidade na utilização do recurso. O Dosvox ainda ajuda o estudante a sintonizar sua rádio preferida e que toca somente músicas sertanejas.
O material da Mostra utilizado pelo Nadh atende alunos com deficiências físicas, altas habilidades ou transtornos globais de desenvolvimento. “Sempre estamos em busca de novos recursos que melhorem o processo ensino-aprendizagem, independente das condições físicas e mentais dos estudantes”, garantiu a coordenadora do Nadh, Marta Emídio Pereira.
Exemplos que evidenciam a excelência nos atendimentos não faltam. O Nadh conta inclusive com impressora que gera material em Braille e a Iris 22, equipamento eletrônico que conta com lupa que lê impressos, aumenta o tamanho das letras e as reproduz em tempo real e em tamanhos maiores no monitor de um tablet.
A Mostra faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Uberlândia que será realizada até o dia 31 deste mês. A SNCT é promovida pela Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). No Brasil a SNCT é uma promoção do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e neste ano aborda o tema “Ciência, Saúde e Esporte”.

Marden Rangel
21/10/13


Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023