Concurso desperta conscientização sobre gravidez na adolescência

Concurso desperta conscientização sobre gravidez na adolescência


Com o objetivo de reduzir o aumento do Coeficiente de Mortalidade Infantil (CMI) em Uberlândia relacionado às gestantes adolescentes, e ainda conscientizar os jovens sobre as questões envolvendo a sexualidade, em especial a gravidez indesejada, as secretarias de Educação e de Saúde vão realizar o 1º Concurso Cultural “Gravidez na Adolescência - Responsabilidades e Conseqüências”.

O CMI é definido pelo número de óbitos de bebês nascidos vivos, menores de 1 ano de vida, em relação ao número total de nascidos vivos residentes na cidade. Em 2012, 13% dos óbitos relacionaram-se a filhos de mães adolescentes, e no primeiro semestre de 2013, houve um aumento para 28% dos casos. Além disso, mais da metade dos novos casos de Aids está entre adolescentes.

O concurso é direcionado aos alunos de escolas municipais e estaduais que tenham entre 10 e 19 anos e vem ao encontro da implementação de políticas públicas que promovam a saúde destes jovens. A intenção é estimular a busca pelo conhecimento do próprio corpo enquanto função reprodutora e alertar sobre as consequências e responsabilidades de uma gravidez na adolescência.              
Cada participante poderá concorrer postando um vídeo no blog da escola, de no máximo 4 minutos, retratando quais as principais responsabilidades que o pai e mãe adolescentes devem assumir para cuidar do bebê e as consequências disclip_image005so na organização de suas famílias e em sua vida escolar, profissional, financeira e social. A escola que não tiver blog deverá criar um para participar do concurso. Como critérios de avaliação serão analisados criatividade e adequação ao tema proposto. Os trabalhos deverão ser postados até o dia 05 de novembro.
A comissão interna de cada escola ficará responsável por selecionar apenas um finalista, que concorrerá com os demais de outras escolas. Em um novo julgamento, a realizar-se por comissão formada por membros das secretarias de Saúde e de Educação, serão escolhidos os três melhores trabalhos, que serão premiados com um notebook, um tablet e um aparelho de som, respectivamente. Os professores que ajudaram na postagem dos vídeos vencedores também receberão a mesma premiação.
            A premiação dos vencedores e a exposição dos melhores trabalhos vão acontecer no dia 30 de novembro, no Parque do Sabiá. O evento terá início às 9h e contará com palestras e orientações que visam proporcionar o exercício da sexualidade de forma responsável, além da adoção de comportamentos e reflexões acerca de aborto, doenças sexualmente transmissíveis, Aids e métodos contraceptivos.
            De acordo com a Raquel Cazabona, coordenadora do Programa Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde, o concurso garante efetividade na ação de sensibilização, já que o material será produzido pelos próprios alunos, fugindo, assim, da teoria em sala de aula e de palestras.

Paula Maia
Saúde
21/10/2013



Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos