Representantes do Governo Federal apresentam programa de biodiesel

Representantes do Governo Federal apresentam programa de biodiesel

Aproveitar a imensa área que o município de Uberlândia possui e a localização geográfica, entre outras vantagens, são alguns dos atrativos para novos investimentos. Pensando nisso, a Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub) promoveu nesta quinta-feira (31) a vinda de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Casa Civil da Presidência da República para a apresentação do Programa de Produção de Biodiesel a partir da Agricultura Familiar.
A cidade tem cerca de 2,5 mil agricultores familiares que precisam de incentivo com mercado garantido e o setor do biodiesel também pode ser um caminho no desenvolvimento.

O coordenador suplente da Comissão Executiva Interministerial do Biodiesel, José Honório Accarini, e o coordenador geral de Biocombustíveis do MDA, André Grossi Machado, apresentaram para o prefeito Gilmar Machado o programa e falaram sobre a importância do biodiesel na matriz energética brasileira, conquistas do programa, desafios do biodiesel no Brasil, oportunidades e perspectivas. De acordo com Accarini, atualmente o Brasil é o segundo maior produtor e consumidor mundial de biodiesel, além de ter economizado em 10 anos, mais de 7 bilhões de dólares com a importação de diesel.
Atualmente, o país produz cerca de 3 bilhões de litros de biodiesel e ainda tem mais de 100 mil agricultores familiares incluídos no programa. “Não é tudo que o Brasil precisa, mas queremos muito mais conquistas. As dificuldades é que o biodiesel ainda tem um preço superior ao do petróleo, o preço do diesel no Brasil não pode ser reajustado porque onera o consumidor e gera inflação. Em contrapartida, o custo do biodiesel eleva, já que existe aumento de salários, fertilizantes e sementes. Sendo assim ele acaba não sendo competitivo”, disse. Accarini disse ainda que, com o aumento da produção, a diferença está caindo - a variação no preço que era de 80%, atualmente é de 25%.
            André Grossi Machado falou sobre o Selo Combustível Social como componente de identificação concedido ao produtor de biodiesel, que confere ao seu possuidor o caráter de promotor de inclusão social dos agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). De acordo com ele, das 66 usinas de biodiesel no Brasil, 44 têm o Selo Social. A venda de matéria-prima para a produção de biocombustíveis movimentou mais de R$ 2 bilhões para a agricultura familiar brasileira na safra 2011/2012. “O incentivo às empresas produtoras de biodiesel para comprar matéria-prima do agricultor familiar amplia sua área de atuação. Atualmente é uma importante política pública de mercado para a agricultura familiar, de renda e de capacitação tecnológica para os produtores”, afirmou.
O biodiesel também foi tema da palestra ministrada pelos representantes do Governo Federal, no auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo. Mais cedo, eles ainda visitaram as unidades do Centro Tecnológico de Agricultura Familiar (Cetaf) e o Centro Tecnológico Educacional Rural (Ceter), conheceram toda a estrutura e as possibilidades de melhorias para a implantação de novos projetos e programas. No viveiro de mudas, Accarini destacou o zelo e o cuidado com as plantas e árvores frutíferas. Os tanques do Cetaf também foram alvos dos visitantes.
De acordo com o diretor da Ferub, Aniceto Ferreira, o momento é importante para o município e região no sentido de motivar e fomentar a produção de oleoginosos. “Nós podemos ampliar e trabalhar com pesquisas e assistência técnica integral, que vão possibilitar a fixação do homem no campo”, disse.

Cássia Bomfim/Paula Maia
Ferub
31/10/2013
clip_image004

Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG

(34) 3239-2684 / 24412883 / 

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023