Planetário pode ser visitado na praça Tubal Vilela


Planetário pode ser visitado na praça Tubal Vilela


A praça Tubal Vilela, na região central, teve uma movimentação diferente nesta terça-feira (22) quando recebeu planetas, estrelas e naves espaciais. O responsável pela “invasão” é o Planetário do Sesc que ficará na praça até o dia 20 de dezembro. O projeto tem o objetivo de despertar o interesse pela astronomia e mostrar de forma lúdica e interativa os fenômenos da natureza, como o surgimento do universo. A iniciativa de trazer o Planetário a Uberlândia é do Serviço Social do Comércio de Minas Gerais (Sesc Minas) e tem o apoio da Prefeitura de Uberlândia. O equipamento pode ser visitado por toda a comunidade de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sábados das 8h às 16h e domingos e feriados das 8h às 12h. A entrada é franca.

O Planetário conta com três atrações: a Cúpula, o Stellarium e as oficinas pedagógicas.
A Cúpula simula por recursos de cinema em 3D desde o entardecer até as aparições de estrelas e uma viagem espacial para conhecer os planetas do sistema solar, as estrelas, a Lua, o Sol, as galáxias, os cometas e outros espaços do cosmos. No Stellarium, o visitante vê a projeção da Terra, de estrelas e de constelações pela tela do computador. Já nas oficinas pedagógicas é possível entender astronomia com montagem de brinquedos em papel e ainda levar a nave espacial montada para casa. O passeio completo pelo local dura cerca de 90 minutos.

A primeira turma a visitar o espaço foi de 45 alunos da Escola Municipal Doutor Gladsen Guerra de Rezende, do bairro Jardim Canaã. De acordo com a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Marize Santos Borges, 1.800 alunos municipais irão ao Planetário divididos em turmas de 180 por dia.
Após também assistir à primeira sessão do filme, o prefeito Gilmar Machado elogiou o projeto. “É um trabalho fantástico que encanta a todos, além de fornecer novos conhecimentos sobre o universo. É uma sessão rápida mas que mostra como tudo no universo está em equilíbiro”, disse.
Segundo a assistente de Educação e Cultura do Sesc Minas, Ana Eugênia Bueno Campos, as escolas podem agendar visitas de turmas ao Planetário pelo telefone 3212-9099.  

Marden Rangel
22/10/13

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022