Programa de atendimento em casa da Secretaria de Saúde é premiado


Programa de atendimento em casa da Secretaria de Saúde é premiado


 Com apenas seis meses de implantação, o programa Melhor em Casa, da Secretaria Municipal de Saúde, já obteve o reconhecimento nacional. O programa obteve o primeiro lugar na premiação dada durante o 16º Fórum de Atenção Domiciliar, realizado em Ribeirão Preto (SP). Uberlândia concorreu com trabalhos de outras 34 cidades.
O Melhor em Casa foi criado para oferecer, junto à família do paciente, a continuidade do tratamento de pessoas internadas nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs). “Essa premiação comprova que estamos no caminho certo, oferecemos mais conforto ao paciente que pode continuar o tratamento em casa. Reduzimos os pedidos de internação, no caso de transferência das UAIs para hospitais, e o paciente se recupera mais rápido, já que está com a atenção da família, o que não acontece se ele [paciente] estivesse internado. E ainda reduzimos o custo na rede”, disse Laerte Honório, coordenador do programa.

 Melhor em casa

O programa, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), já atendeu 359 pacientes que deram continuidade, em casa, ao mesmo tratamento que era oferecido na unidade onde estava internado. Estes pacientes liberaram leitos nas unidades de saúde e não precisaram ocupar os leitos da rede hospitalar.
O atendimento é feito por seis equipes multidisciplinares, sendo quatro da SMS e duas do HC-UFU. As turmas são compostas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas que atendem, em média, 60 pacientes por equipe, totalizando 360 atendimentos mensais. “Nós já trabalhamos com o limite máximo de equipes, elas são criadas com base no coeficiente populacional, uma equipe para cada 100 mil habitantes. Quando sair novo censo do IBGE, vamos pleitear mais equipes”, disse Laerte.
O atendimento é feito a partir de indicação médica e as equipes atuam vinculadas à Central de Regulação. Os pacientes do Melhor em Casa recebem visitas regulares das equipes e são monitorados permanentemente. A frequência de visitas é de acordo com o estado clínico e a avaliação de cada paciente.


Cristiane de Paula
Saúde

Secretaria Municipal de Comunicação Social

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado