Secretaria de Saúde reforça importância dos cuidados com as hepatites virais

Orientações, testes rápidos e tratamento para os tipos B e C são oferecidos o ano todo no Ambulatório Herbert de Souza
Cleiton Borges/Secretaria de Governo e Comunicação
A hepatite é uma inflamação do fígado e pode ser causada por vírus, uso de medicamentos, drogas, álcool e algumas doenças, como as autoimunes. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as dos tipos A, B e C, que são evitáveis por meio de vacinas e cuidados com a higiene e relação sexual protegida.


Neste domingo (28), é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais e por isso a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância dos cuidados com a saúde para evitar as doenças. Em Uberlândia, a vacina está disponível, gratuitamente, em todas as unidades de saúde e o Ambulatório Herbert de Souza oferece testes rápidos, bem como orientações e tratamento para os tipos B e C.

Segundo a coordenadora do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) e Hepatites Virais, Claudia Spirandelli, quanto mais cedo forem diagnosticadas as hepatites, melhor o tratamento para o paciente. “Durante todo o ano realizamos orientações nas unidades de saúde e ações em empresas e universidades para ressaltar as formas de prevenção e as conseqüências quando não há a prevenção e cuidados. Além disso, também aconselhamos sobre a importância do teste rápido, que é gratuito e sigiloso. Quanto mais cedo for diagnosticada a presença do vírus, maiores são as chances de evitarmos complicações”, destacou.





A coordenadora ainda alerta que a hepatite A é um dos tipos cuja transmissão tem trazido uma preocupação nos últimos tempos. “Vários países notificaram um aumento de casos dessa hepatite via transmissão sexual, já que o tipo A acontece quando há um contato fecal-oral.” 



Prevenção



             A vacina é uma forma de prevenção para as hepatites dos tipos A e B, que são ofertadas nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Atendimento Integrado (UAI) o ano todo. No total, são 74 salas de vacina disponíveis para a população.



            A vacina que previne o tipo A é aplicada em crianças de 15 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Já para o tipo B, a imunização acontece ao nascer e depois as doses são reforçadas na Pentavalente com 2, 4 e 6 meses. Para os adultos que não se vacinaram na infância, são três doses, a depender da situação do cartão de vacina e da idade. Para o tipo C, não existe vacina.



Atendimento o ano todo



  O diagnóstico e o tratamento precoces podem evitar a evolução da hepatite. Por isso, é importante consultar um profissional de saúde diante dos sintomas da hepatite A (náusea, vômitos, febre, amarelamento da pele e olhos) e realizar os testes rápidos, que detectam os tipos B e C.

  O Ambulatório Herbert de Souza oferece testes rápidos para as duas hepatites virais     e tratamento para os tipos B e C da doença, já que para o A não há tratamento específico, devendo cada caso ser acompanhado pelo médico.

Fique ligado!

 Para saber se há a necessidade de realizar exames que detectem as hepatites, observe se você já se expôs a algumas dessas situações:


- Contágio fecal-oral: condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (vírus A e E);

- Transmissão sanguínea: relação sexual desprotegida ou compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam; da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação (vírus B, C e D).

Para mais informações, ligue (34) 3215-2444 ou procure a unidade, localizada na  rua Avelino Jorge do Nascimento, nº 15, bairro Roosevelt. Os testes são sigilosos e podem ser feitos diariamente, das 7h às 11h ou das 13h às 16h. 




26/07/2019
Hismênia Keller
hismenia@uberlandia.mg.gov.br

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas