A SAUDE EM DAVINOPOLIS ESTÁ MUITO BEM


O Prefeito Diogo disse que sabe que nesses seis meses a administração já teve muitos ganhos, em acima das expectativas, pois sabia que o município estava endividado e sucateado e hoje tem a saúde trabalhando bem e atendendo muito bem.

O Secretário de Saúde Winnas Martins 
O Secretário de Saúde Winnas Martins em suas declarações salienta que “a Secretaria de saúde em Davinópolis, encontra em bom estado, com as contas em dia. Trabalhando sempre com os pés no chão buscando a cada dia atender melhor a nossa população principalmente os mais humildes. Continua contando com o maciço apoio do Prefeito Diogo para continuar atendendo a população com uma boa qualidade sem distinção e em tudo que precisa da Administração tem sempre o respaldo do Gestor.”.


Garante que sua equipe tem trabalhado muito
.
Na UBS de Davinópolis a reportagem foi muito bem recebida pela servidora Maria Aparecida, que prontamente nos informou detalhes do bom atendimento praticado e nos conduziu ao Consultório da Dra. Raissa para completar nossa visita à UBS, que por sinal muito bem organizado.

 Doutora, Raissa
A Doutora, Raissa veio para Davinópolis há um ano e meio, veio pelo programa mais médicos do Governo Federal, trabalhando pelo município com o intuito de trabalhar na atenção médica que é o foco do Programa mais Médico para o Brasil.

Como conhecedora de Davinópolis relata a situação de casos de Leishmaniose, alguns casos de Dengue, que foram descobertas a tempo devido estar residindo na Zona Rural e foram combatidos a tempo e foram detectados 14 casos de Dengue no Município. Como as pessoas vão muito a Catalão não contamos como casos legitimados de Davinópolis, devido ter sidos vacinados em Catalão e ficam mais tempo por lá muitos deles ficam mais tempo em Catalão, porque fazem um trabalho muito bom ao combate ao Mosquito transmissor da Dengue. Podendo ser observado até pela condição da cidade que sempre conservam limpa e livre de entulhos e lixos acumulados.
Perguntado pelo jornalista sobre a quantidade de atendimentos ela prontamente relatou:

“Aqui atendemos por turno, geralmente 15 pacientes pela manha e 15 no período da tarde perfazendo um total de 30 atendimentos diário, e no correr do mês um atendimento mensal em torno de 350 a 370 pacientes atendidos mensalmente. Aqui fazemos tudo desde atendimento a Atenção Básica de Saúde, curativo, vacinas, suturas e aplicações de medicamentos”. A UBS tem um Cardiologista que atende uma vez na semana, um psiquiatra que também atende uma vez na semana, atendimento com a psicóloga e Fisioterapeuta.

ILMA FERREIRA DA FONSECA-AUXILIAR ADMINISTRATIVA DO POSTO DE SAUDE DE DAVINOPOLIS
 
ILMA FERREIRA DA FONSECA-AUXILIAR ADMINISTRATIVA 
Falamos com a Auxiliar administrativa do Posto de Saúde em Davinópolis, onde encontramos a Senhora Ilma Ferreira da Fonseca, Auxiliar administrativa do posto de Saúde. Que nos falou como está hoje o funcionamento geral da unidade de saúde do município: Temos uma equipe muito boa que são os agentes comunitários de saúde, agentes comunitários de endemia, que trabalham em parceria, um auxiliando ao outro. Nós tivemos dez notificações de Dengue nestes, quatro casos, são pessoas que moram em Catalão com títulos eleitores aqui do município. Então é assim é um trabalho que vem sendo feito constantemente, tanto na parte de limpeza de terrenos baldios, orientação e na prevenção do não acumulo do lixo, estando o município bem melhor do que os demais municípios daqui de nossa região. O Posto de Saúde coordena o sistema de vacinação e a secretaria é instalada junto funcionando junto e a unidade da estratégia da saúde da família, vigilância sanitária e epidemiológica. E também o Núcleo de apoio à saúde da família (NASF). A saúde em Davinópolis está bem estruturada ,temos vários profissionais da área, temos educadora física, psicóloga, assistente social, nutricionista, uma enfermeira da saúde estratégica da família ,que faz atendimento clinico ,visita domiciliar de segunda a quinta feira e na sexta feira por lei pelo ministério da saúde é destinada exclusiva a estudos  aos que tem incapacidade para o trabalho. Nesta unidade temos um psiquiatra que atende na segunda feira, que faz 25 consulta por dia durante a semana, um cardiologista que é cirurgião renomado que inclusive é Diretor clinica do Centro Cardiológico Nasser Faiad em Catalão então tem o privilégio de contar com o atendimento dele no município, ele atende 25 consultas dias ou até mais dependendo do dia que tiver uma demanda maior, temos o Dr.Wilson que está afastado por uns dias, ele está fazendo exames de rotina, atende até 80 consultas semanais. Atendendo na terça e na sexta feira. Temos o ginecologista que atende na quarta feira 25 consultas e temos também o pediatra atendendo 28 consultas na semana.
A unidade saúde conta com 03 fisioterapeutas e três odontólogos que atendem toda população e quem busca atendimento de urgência na unidade.
O Posto de saúde conta com uma psicóloga, porem no município são duas, tem uma no CRAS, que atende também no conselho Tutelar.
No NASF temos uma psicóloga, assistente social, educadora física e as nutricionistas.

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas