Plataforma BIM é apresentada para empresários do Sinduscon

Curso introdutório foi viabilizado pelo FIEMG Competitiva

  Empresários e profissionais da construção civil participaram do Curso Introdutório ao BIM (Building Information Modeling), promovido pelo Sinduscon e FIEMG Competitiva. O curso de 16h foi ministrado pela instrutora do SENAI Paulo de Tarso, Maiara Lisboa.


 Ela esclareceu que o BIM (Modelagem de Informações da Construção) é uma nova metodologia para o setor. Além da modelagem, do desenho da obra, é possível inserir informações da construção como orçamentos e materiais necessários, planejamento, gerenciamento e manutenção da obra de maneira mais assertiva. “A partir de 2021, terá início a estratégia BIM BR de implantação e utilização desta plataforma. Vai iniciar com a parte de elaboração do projeto em 3D, sendo obrigatório em todas as obras públicas. Há um cronograma também de utilização das outras ferramentas do BIM, até a efetiva aplicação e implementação de todos os recursos disponíveis”, informou.

De acordo com ela, o BIM é mais do que software. Inclui, também, processos e integra profissionais envolvidos no projeto. “A plataforma já está bem disseminada no mundo e, no Brasil, é bem difundida em São Paulo. Com esta capacitação, pretendemos desmistificar que não é só um software, mas tem outros ferramentais disponíveis e, com isso, nivelar o conhecimento para a efetiva utilização prática”, acrescentou. Maiara observou que a implantação pode ser complexa, mas percebe-se a sua relevância e aplicabilidade, a partir do momento em que se começa a inserir todas as informações dos projetos.







O empresário João Batista Nunes Nogueira, da JBNN Associados & Consulting, observou que o BIM é uma nova forma de gestão em que se trabalha de maneira integrada e colaborativa os profissionais ligados com determinado projeto. “Vemos a aplicação para construções e empreendimentos, mas o BIM pode ser utilizado para a gestão de empreendimentos maiores, gestão de cidades e territórios”, ressaltou. De acordo com ele, a plataforma tem apropriação de custos mais rápida e precisa, principalmente, em ambientes mais complexos com a ferramentas 4D (Planejamento e Tempo), 5D (Custos) e 6D (Manutenção). “As construtoras de Patos de Minas tiveram uma excelente oportunidade para iniciarem um novo momento na construção, sem espaços para desperdício, erros executivos, perdas de tempo e desgaste com os clientes”, resumiu.



O empresário Marcelo Malheiro, da Queiroz Malheiro Engenharia, ressaltou que o BIM é um processo, uma forma de gerenciar um projeto. “A elaboração de projeto é uma parte da plataforma. Ela abrange, ainda, o planejamento, gerenciamento e manutenção de um projeto. É importante que os empresários estejam atentos. É fundamental aderir às novas tecnologias, para a permanência no mercado profissional”, alertou.



O presidente do Sinduscon, José Carlos Borges dos Reis, salientou que quando soube que o BIM seria obrigatório em obras do Governo Federal a partir de 2021, pensou que seria mais uma ferramenta que traria ônus para as empresas. “Ao conhecer mais sobre o BIM, vi que irá trazer muitos benefícios para a engenharia, e, com isso, oferecemos este curso introdutório para os associados, em parceria com o Projeto FIEMG Competitiva. Pretendemos, agora, viabilizar por meio da FIEMG/IEL, outro curso mais aprofundado e com atividades práticas sobre a plataforma, a fim de capacitar os nossos associados. Esperamos que, em breve, as empresas possam efetivamente implantar essa plataforma e usufruir de todas as facilidades que apresenta para a engenharia”, adiantou.  



A coordenadora executiva do Sinduscon, Michele Donato, enfatizou, ainda, que, por meio do FIEMG Competitiva busca-se viabilizar a implantação da Metodologia BIM para as empresas associadas ao SINDUSCON, com subsídio financeiro. “Aprendemos que um dos grandes desafios da construção, a compatibilização de projetos, fica muito mais fácil de ser superado com o BIM, que reduz os erros corriqueiros, diminui custos e tempo, além de evitar retrabalhos para a equipe”, acrescentou.






Maria Ângela Nunes Nogueira Martins | Analista de Comunicação

FIEMG | Regional Alto Paranaíba | Patos de Minas
Sistema FIEMG

Tel.55 (34) 3823-3999 | Cel. (34) 99193-3894

mariangela@fiemg.com.br | www.fiemg.com.br

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas