Talk Money orienta empresários na Gestão Financeira

Foi um bate-papo descontraído promovido pelo SEBRAE e FIEMG Regional


Falar de finanças não é uma tarefa fácil, por envolver muita burocraria, uma linguagem muito técnica (o famoso “financeirês”) e cálculos complicados que dificultam o entendimento. No entanto, a proposta do Talk Money foi bem diferente. Promovido no dia 11, pelo SEBRAE e FIEMG Regional Alto Paranaíba, o evento foi um bate-papo descontraído e que possibilitou a compreensão do conteúdo, com uma interação bem interessante com o público. Foram abordados quatro temas: análise do preço de venda; como se evitar a inadimplência; gerenciamento de capital de giro e finanças pessoais.

Os assuntos foram conduzidos por consultores do SEBRAE. Débora Negrão abriu com a discussão sobre como estabelecer o preço de venda e demonstrou, de maneira bem didática e simples, que na formação do preço deve-se considerar não somente o valor da mercadoria, mas os custos fixos de manutenção da empresa e as despesas extras. “Muitos pensam que dobrar o valor da mercadoria significa 100% de lucro. Ficou comprovado no evento que não é bem assim e que é preciso colocar todas as despesas, nas devidas proporções, para a formação do preço”, disse.


Lucas Jacob apresentou o tema “Deve, não nega, paga quando pode. Evitando a inadimplência”. Como lição, ele alertou para a necessidade de se fazer o cadastramento do cliente de forma bem detalhada; ter uma política de crédito bem definida e que seja realmente cumprida e, por fim, estabelecer uma agenda de cobrança, aplicando as penalidades financeiras.

O tema do consultor Rodrigo Barbosa foi sobre o gerenciamento de capital de giro. O primeiro ponto foi enfatizar que capital de giro é um dinheiro usado para financiar a continuidade das operações da empresa. Orientou os participantes a fazer uma boa gestão de estoque, identificando a movimentação dos produtos; fazer um controle das contas a pagar e a receber e o valor no caixa da empresa. “É ideal que tenha dinheiro para o dia-a-dia, uma reserva de segurança e um recurso para ocasiões especiais”, destacou.



O consultor Paulo Sarto abordou as finanças pessoais e empresariais. “Existem casos em que as contas pessoais do proprietário são pagas pela empresa e aí, surge o primeiro problema financeiro na empresa”, contou. Segundo Sarto, é fundamental que haja um planejamento, com a definição de metas e objetivos. “Nunca se deve gastar mais do que recebe”, reforçou. Além disso, deve ter uma ferramenta de controle. Para os endividados, deu a dica: reconhecer a condição, buscar a renegociação das dívidas e, principalmente, priorizar o pagamento daquelas que envolver multas e juros elevados.



Para a analista de negócios da FIEMG Regional Alto Paranaíba, Karen Karoline Santos, as dicas e orientações repassadas no Talk Money vão promover uma mudança no comportamento dos empresários. “Atuamos diretamente, na área de acesso ao crédito, com o acompanhamento das solicitações de financiamento e, ao conhecer a realidade econômica de cada empresa, temos condições de orientá-la para a melhor opção, a fim de evitar o endividamento. É o que chamamos de crédito consciente”, orientou.













Maria Ângela Nunes Nogueira Martins | Analista de Comunicação
FIEMG | Regional Alto Paranaíba | Patos de Minas
Sistema FIEMG
Tel.: 55 (34) 3823-3999
regional-ap@fiemg.com.br l www.fiemg.com.br
  
“O Sistema FIEMG não se responsabiliza por qualquer omissão ou falha, contida na mensagem, que possam surgir na transmissão da mesma ou prejuízos provenientes de qualquer alteração do conteúdo, sendo de responsabilidade de seu autor e não refletindo a opinião da empresa”.

"The FIEMG System is not responsible for any omission or failure contained in the message that may occur in the transmission of this content or losses from any change, being liable the author and not reflecting the opinion of the company.”

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas