Dmae pretende substituir mais de 22 mil hidrômetros no segundo semestre

Portaria do Inmetro (Nº 295/2018) orienta troca dos equipamentos com mais de sete anos de uso


 O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) inicia, neste mês, a substituição de 22.400 hidrômetros em residências e comércios de diferentes bairros de Uberlândia. A troca segue aportaria do Inmetro (295/2018), que indica que o equipamento deve ser verificado ou trocado em até sete anos. Nos últimos anos, a autarquia substituiu 153.344 hidrômetros de um total de 200 mil. Para o próximo ano, a autarquia planeja trocar cerca de 20 mil medidores.


A previsão é que a empresa contratada para a realização do serviço, por meio de processo licitatório, finalize a troca até o fim do ano. Os bairros do setor central da cidade serão os primeiros a receber os novos hidrômetros, seguidos pelos da zona leste e oeste. A troca do equipamento não tem custo para o morador.

Antes da substituição, os novos medidores passam por análise em uma bancada no laboratório de hidrometria do Dmae. O teste serve para saber se os aparelhos estão dentro dos padrões estabelecidos pelo Inmetro. O laboratório da autarquia é um dos mais modernos em Minas Gerais, considerado uma referência para outros órgãos de saneamento.


Trabalho importante

 De acordo com gerente de fiscalização da autarquia, Leonardo Vieira da Silva, as residências e comércios já estão recebendo avisos prévios junto à fatura de água, além de um folder informativo sobre a substituição do medidor. “A gente pede o apoio da população para facilitar o serviço no caso das grades trancadas ou soldadas, caixinhas cheias de entulhos, cavaletes concretados ou registro com defeito. Uma vez que estes incidentes dificultam o trabalho de substituição”, destacou. Para gerar segurança no processo, os funcionários e os veículos dos profissionais estarão identificados com odizeres “a serviço do Dmae”.

 Após a troca, os moradores irão receber um comunicado com informações sobre a substituição e orientações de como detectar possíveis vazamentos no interior do imóvel. “Após a troca, pode acontecer um aumento do volume medido. Isso decorre da capacidade do novo equipamento de mensurar com precisão as pequenas vazões que não eram medidas pelo aparelho antigo”, afirmou.


Em caso de dúvidas sobre a troca dos hidrômetros, a população pode ligar no setor de hidrometria do Dmae por meio do telefone 3233-7751, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações, podem ser obtidas pelo Fone Fácil 115.



12/07/2019

Leonardo Leal

imprensadmae@gmail.com

(34)3233-4309/4311/4318

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas