Reunião na FIEMG Regional esclarece dúvidas ambientais

A reunião foi com o secretário adjunto da SEMAD, Anderson Silva de Aguilar

 Uma reunião de trabalho, para esclarecer demandas ambientais. Foi com este propósito que a FIEMG Regional Alto Paranaíba promoveu, no dia 1º de julho, uma reunião com a presença do secretário adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), Anderson Silva de Aguilar e contou, também, com a participação da diretora de Apoio à Gestão Municipal, Cibele de Araújo Magalhães (SEMAD) e do deputado federal José Vitor. Compareceram industriais, consultores ambientais e representantes de órgãos estaduais de Patos de Minas, Patrocínio, Serra do Salitre, São Gotardo, Rio Paranaíba e Paracatu.

O secretário destacou que foi uma oportunidade para mostrar o que o Sisema tem feito e pretende realizar em relação às inovações dos marcos regulatórios e da tecnologia. “Estamos fazendo mais graças à tecnologia e vamos avançar ainda mais”, acrescentou. Foi possível informar sobre os programas e sistemas que estarão em vigor em breve, como Sistema de Outorga, o Sistema de Licenciamento Ambiental, por via eletrônica.


Ele informou que estão sendo feitas revisões de normas ambientais para que se possa adequar à realidade atual, do ponto de vista do conhecimento científico e acadêmico, no sentido de avançar neste processo. “Estas revisões trazem previsibilidade para o empreendedor, planejamento e, principalmente, um horizonte com relação a prazos e estudos. Temos uma estrutura de dados espaciais para consulta do território mineiro que apresenta um cenário previsível em normas ambientais para quem quer empreender”, comentou.






Anderson ressaltou que a SEMAD ainda tem um passivo ambiental grande. “No que se refere ao licenciamento, o compromisso é que, a partir de 2020, não haja processo fora do prazo legal. Há o compromisso do Sisema de zerar os passivos de outorga e de intervenção florestal”, destacou. Ele informou ainda que o decreto 47.383 que estabelece as punições, dentre outras competências, está passando por revisão e em breve será apresentado à sociedade.


O presidente da FIEMG Regional Alto Paranaíba, Lisandro Bicalho alertou que com relação às multas, a revisão é fundamental. “Os valores das multas estão muito elevados e inviabilizam os empreendimentos. É preciso que haja uma nova modalidade para que os empreendedores possam se defender”, acrescentou. Ele enfatizou a importância da reunião por abordar temas atuais e que envolve todos os segmentos da indústria. “A reunião foi muito esclarecedora e vimos que há um sentido de urgência nesta gestão, de zerar o passivo ambiental do Estado”, analisou.


O deputado federal José Vitor também defendeu que é preciso simplificar as normas, porque o empreendedor precisa trabalhar. “A ideia é que o licenciamento seja mais racional. As normas são excessivas e criam burocracia, desestimulando quem quer empreender”, disse. Ele destacou que é primordial aprofundar a discussão da Lei Geral do Licenciamento Ambiental, com olhar mais sensível para as indústrias. “Garantir que o pais avance, respeitando o meio ambiente”, argumentou.  


O analista ambiental da FIEMG Regional, Helberth Henrique Raman do Vale Teixeira, apresentou ao secretário uma pauta com as principais demandas das indústrias, as quais foram esclarecidas e respondidas, de forma positiva, com o compromisso da SEMAD em dar solução mais breve aos processos, especialmente, a partir das revisões das normas.





Maria Ângela Nunes Nogueira Martins | Analista de Comunicação

FIEMG | Regional Alto Paranaíba | Patos de Minas
Sistema FIEMG 

Tel.55 (34) 3823-3999 | Cel. (34) 99193-3894

mariangela@fiemg.com.br | www.fiemg.com.br

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas