Romeu Zema visita a 38ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador


Governador conversa com criadores e destaca a importância do setor para a economia mineira

O governador Romeu Zema visitou nesta sexta-feira (19/7), no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, a 38ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador, considerada a maior da América Latina com animais de uma mesma raça. A expectativa é de que sejam movimentados cerca de R$ 25 milhões em negócios na feira, que deve atrair mais de 200 mil visitantes. Romeu Zema esteve acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Agostinho Patrus, e do secretário-adjunto de Saúde, Bernardo Ramos.

Na ocasião, Zema destacou a importância do setor para a economia do Estado.“Todo evento dessa natureza gera negócios, turismo, movimentação econômica, divulga o nome de Belo Horizonte e de Minas Gerais. Isso é essencial para o desenvolvimento. Ontem (18/7) mesmo estive na Faemg (Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais), reconhecendo os melhores produtores e pesquisadores da área. No meu governo, vamos dar total apoio ao agronegócio, porque é a única atividade em Minas que tem crescido, ao contrário da mineração, das indústrias, que têm passado por um momento muito difícil”, afirmou.

Minas Gerais detém o maior plantel de equídeos, com 874 mil animais (14% do total nacional), berço das raças manga-larga, marchador e campolina. A produção se concentra nas regiões Norte de Minas (16%), Jequitinhonha/Mucuri (15%), Central (15%) e Sul de Minas (12%), que representam, juntas, 58% da produção total do estado.

Romeu Zema também ressaltou a força e potencial da atividade em Minas Gerais. “Fico extremamente satisfeito de saber que nós somos o estado com a criação de mangalarga marchador mais relevante do Brasil, o maior plantel, a mesma coisa com o Zebu. Minas, de certa maneira, é o centro do agronegócio aqui no Brasil, e estamos dando o maior apoio para essa atividade”, finalizou.

O governador foi recebido pelo presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ACCCMM), Daniel Figueiredo Borja, e sua diretoria. A entidade, que é a organizadora do evento, completa 70 anos em 2019. Zema visitou estandes, conheceu a exposição e conversou com criadores.

Ainda na exposição, Romeu Zema conheceu o projeto “Marchadores pela Vida”, entidade filantrópica que destina recursos para instituições que apoiam pacientes com câncer e pessoas que integram a linha da extrema pobreza. Atualmente, o projeto mantém parceria com a Santa Casa de Belo Horizonte para beneficiar pacientes com câncer, investindo em equipamentos para a identificação de patologias oculares.

_______________________________________
Crédito (fotos): Renato Cobucci/Imprensa MG

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas