Romeu Zema participa de entrega da Medalha do Mérito Rural e destaca importância do produtor

Romeu Zema participa de entrega da Medalha do Mérito Rural e destaca importância do produtor
Governador ressaltou que desempenho do agronegócio é fundamental para crescimento da economia


Na noite de quinta-feira (18/7), pessoas e instituições com destacada atuação na agropecuária estadual e nacional foram homenageadas pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), em cerimônia realizada no Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas, em Belo Horizonte. O evento, em comemoração ao Dia do Produtor Rural, contou com a participação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias.

Durante a solenidade, o governador destacou a importância do agronegócio para a economia do Estado e reforçou os esforços da gestão para facilitar o trabalho no campo. “O meu governo será o governo amigo de quem produz, de quem trabalha, de quem investe e gera empregos. E não poderia ser diferente com relação a quem faz isso no campo. Vocês, do campo, ainda enfrentam algumas dificuldades adicionais e que eu conheço perfeitamente”, afirmou.

Segundo Romeu Zema, o governo atua em três frentes para solucionar essas dificuldades: na ambiental, para simplificar e desburocratizar os processos; na segurança, com o reforço da abordagem feita pela polícia ambiental; e na regulamentação fundiária, com a regularização de títulos de terra. “Eu quero ser o governador que mais títulos de terra regularizou, porque somente assim nós vamos conseguir proporcionar um aumento na produção”, disse ele.

Durante a solenidade, o governador também ressaltou a importância do agronegócio para o desempenho da economia mineira. “Eu gostaria de agradecer a todos os produtores rurais. O IBGE soltou recentemente dados sobre o desempenho da economia do Brasil no primeiro trimestre. Minas, por incrível que pareça, e apesar da tragédia de Brumadinho, ficou acima da média do Brasil, e só conseguimos isso devido ao agronegócio”, finalizou.

A secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ana Maria Valentini, elogiou a atuação do Sistema Faemg em prol do desenvolvimento da agricultura e pecuária no estado e lembrou que combater a insegurança jurídica é uma das prioridades da Pasta. “O grande desafio do agronegócio é a insegurança jurídica no campo, na área tributária, na área ambiental e na área trabalhista”, afirmou.

Medalha do Mérito Rural

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias foi a principal homenageada do evento neste ano e recebeu a Grande Medalha, entregue pela Faemg.

Ela ressaltou o potencial de Minas Gerais no setor.  “Minas Gerais é um estado muito interessante, porque vocês aqui têm tudo. Vocês têm o pequeno agricultor, vocês têm aqui o setor sucroalcooleiro, vocês têm aquicultura”, disse ela. A ministra também se colocou à disposição para trabalhar em conjunto com órgãos estaduais, buscando o fortalecimento do agronegócio mineiro.

“Todas as políticas públicas que a secretária (Ana Valentini) precisar, o ministério está aberto, principalmente na área de sanidade animal e vegetal. Essa é uma função principal do Ministério da Agricultura, e eu e a secretária estaremos trabalhando juntas, ajudando os pequenos produtores que têm problemas”, afirmou.

Produção

O agronegócio tem obtido resultados expressivos em Minas Gerais. Em 2018, o valor das exportações somou US$ 7,94 bilhões, o que representou 33% de todas as vendas externas. Na agricultura, o estado é o maior produtor do país de café, batata e alho, e o segundo no cultivo de feijão, sorgo, cana-de-açúcar e abacaxi. Na pecuária, Minas é o maior produtor de leite, com 8,9 bilhões de litros, respondendo por 26,6% de todo o volume produzido no Brasil. Culturas como as de mel, aves de postura e corte, além de suínos, também integram a lista de relevantes produções.

______________________________________
Crédito (foto): Divulgação/Seapa

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Gaspar de Souza ,disponibiliza seus trabalhos de reportagens com qualidade para Radio Agora Minas