UBSFs da zona rural promovem ações da saúde a trabalhadores

Palestras sobre temas variados foram abordadas com profissionais de empresas nos distritos


Foto: Cleiton Borges/Secretaria de Governo e Comunicação

Promover a saúde do trabalhador e informar sobre o acolhimento nos distritos rurais de Uberlândia foram os pilares de mais uma ação realizada pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde da Família de Martinésia, Sobradinho e Cruzeiro dos Peixotos nesta quinta-feira (25). A estratégia, realizada em um frigorífico e uma empresa de adubos e fertilizantes próxima aos distritos, aconteceu na semana em que se comemora o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, celebrado no dia 27 de julho.

Por meio de palestras, os profissionais das unidades de saúde falaram sobre ergonomia no ambiente de trabalho, prevenção de estresse e depressão, prevenção e cuidados na saúde bucal, além de rastreamento e cuidados sobre hipertensão e diabetes e informações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis, com foco na sífilis. Os profissionais também abordaram várias orientações de promoção à saúde do homem e da mulher, bem como atualização do cartão de vacina.

 O mecânico industrial Waderson Carrijo aproveitou o momento para aferir a pressão, fazer o teste de glicemia e assistir as palestras. Para ele, ter os profissionais mais perto é muito importante pra saber como está a saúde. “Nosso dia a dia é muito corrido, acabamos ficando sem tempo para cuidar mais da saúde, fazer exames preventivos. Vamos ao médico só quando estamos passando mal. Por isso, acho válido este tipo de cuidado. Aproveitamos para ver se está tudo bem e aprender mais sobre alguns cuidados”, comentou.


            A iniciativa, segundo a coordenadora da unidade de Martinésia, Cristiane de Sousa, é importante não só para os trabalhadores, mas para a comunidade como um todo. “Nosso papel é orientar sobre as doenças, formas de prevenção e facilitar o acesso de todos à saúde. Quando fazemos essas ações, estamos levando saúde para o ambiente do trabalho, além de reforçar com eles, principalmente os homens e os que estão na zona rural, que temos ponto de atendimento nos distritos”, destacou.



25/07/2019

Hismênia Keller

hismenia@uberlandia.mg.gov.br

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos