Programa Bandas de Minas entrega 268 instrumentos musicais a grupos mineiros


O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), entrega nesta quarta-feira (17/7), 268 instrumentos musicais a 74 bandas de 66 municípios mineiros. O evento será às 11h, no hall do Edifício Gerais, Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.


Esta é a terceira e última entrega de instrumentos do edital de 2017, que contou com algumas inovações, como a inserção das bandas militares em seu escopo. O programa disponibilizou R$ 1,5 milhão para a compra de aproximadamente 900 instrumentos. Ao todo, 74 bandas civis e duas militares foram contempladas com diversos equipamentos musicais, entre os quais sax soprano, sax alto, bumbo, clarinete, flauta, pratos, sousafone, trombone de vara e trompete.

As doações dos instrumentos são essenciais para a continuidade dos trabalhos e demonstram a importância da iniciativa para o fortalecimento da atividade no estado. A iniciativa faz parte do programa Bandas de Minas, edital que desde 1983, ainda pela Coordenadoria Estadual de Cultura, atua na promoção, valorização e permanência das bandas por meio da doação de instrumentos musicais, kits de partituras, vestimentas e indumentárias. O programa prevê também a realização de oficinas e outras ações de fomento a esta tradicional manifestação artística.

Entre os estados da Federação, Minas é o que possui o maior número de bandas registradas. Atualmente, existem 705 corporações civis cadastradas pela Secult.

Programa Bandas de Minas

O Programa Bandas de Minas tem objetivo de incentivar e valorizar um dos principais elementos da identidade cultural mineira. A doação de instrumentos às corporações musicais contribui para a manutenção e aperfeiçoamento dos seus conjuntos.

Além disso, as escolas públicas estaduais das localidades mineiras contempladas ganham duas apresentações gratuitas das bandas civis, em formato de concerto didático. A contrapartida do edital mostra como o programa alia a valorização da cultura de tradição à educação.


Entrega de 268 instrumentos musicais (Programa Bandas de Minas)
Data: 17/7/2019 (quarta-feira)
Horário: 11h
Local: hall do Edifício Gerais, Cidade Administrativa - Belo Horizonte (MG)
____________________________________________________

Mais informações: Assessoria de Comunicação - Secretaria de Estado de Cultura e Turismo - (31) 3915 2692 / 2655 / 9567 / 9543

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva