Vazante atinge 71% da meta de vacinação contra gripe; campanha será prorrogada

O Ministério da Saúde anunciou no fim da semana passada que a campanha de vacinação contra a gripe será prorrogada em todo o país. Segundo o Data/SUS - dados de sexta-feira, dia 9 de maio -, 21,3 milhões de pessoas receberam a vacina no país contra a doença, o que representa apenas 53,6% da meta nacional estabelecida, que é de atingir 80% do grupo prioritário para a imunização, de 49,6 milhões de pessoas.


Em Minas Gerais, a campanha atingiu apenas 55% da meta estadual. O objetivo da Secretaria de Saúde (SES/MG) é vacinar 5 milhões de pessoas no estado. Já em Vazante, a meta municipal quase foi atingida. O Data/SUS aponta que 71% do grupo prioritário já recebeu a dose no município. "Estamos na expectativa de até sexta-feira, dia 16, ultrapassarmos nossa meta. Temos mais 1.305 doses disponíveis. Nossa meta é atingir 80%, mas se ultrapassarmos e aplicarmos todas estas doses será melhor ainda", disse a coordenadora da vigilância epidemiológica de Vazante, Edilma Melo.


Os públicos alvo da campanha são as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional. Segundo o ministério, pessoas com doenças crônicas e "condições clínicas especiais" também devem se vacinar. É indispensável a apresentação do cartão de vacina.

Imunização

A imunização via injeção protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. As doses devem ser aplicadas antes do período de inverno.

Segundo o ministério, serão distribuídas neste ano 53,5 milhões de doses da vacina para os 65 mil postos de saúde. De acordo com a pasta, a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonia e de 39% a 75% os índices de mortalidade por influenza.

Ainda de acordo com o ministério, a pessoa que é vacinada não fica gripada em função da imunização.

Fabrício Júnior - 9dade
Diretor de Comunicação
nologia
9dade Comunicação e Te c

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva