Assembleia do Saneamento compensa gases emitidos nos cinco dias do evento

O plantio de espécies do Cerrado deu início hoje à compensação do gás carbônico (CO2) emitido na realização da 44ª Assembleia Nacional da Assemae em Uberlândia. Com a participação do prefeito Gilmar Machado, do diretor do Dmae, Orlando Resende, do presidente da Assemae, Sílvio José Marques, e de técnicos da secretaria de Meio Ambiente, entre outros servidores do Dmae e Prefeitura de Uberlândia, foram plantadas 100 mudas, entre jacarandás, jatobás, ipês e outros, doados pelo Horto Municipal. A área semeada, pertencente à bacia do córrego Mogi, encontra-se no cruzamento das avenidas Padre Manoel da Costa e Aruã, no bairro Jardim Karaíba.

Um estudo do impacto ambiental causado pelo evento na cidade foi encomendado pela Assemae e, a partir da sua finalização, o Dmae realizará o plantio das mudas restantes para a neutralização do gás emitido. O gerente ambiental do Dmae, Leocádio Pereira, ressalta a importância dessa ação para a mitigação do efeito estufa e calcula que aproximadamente 2.500 mudas de árvores nativas serão plantadas em Uberlândia.
O prefeito Gilmar Machado plantou uma muda de ipê amarelo e manifestou interesse em adaptar o projeto para outros eventos de grande porte sediados pelo município. “A Assemae passa por Uberlândia e deixa sementes que germinarão em novos projetos. Nosso objetivo é continuar realizando ações como esta e fazer de Uberlândia uma cidade cada vez mais bonita e agradável para se viver”.
Esta é a terceira vez que a Assembleia da Assemae realiza o plantio de mudas nas cidades-sede para neutralização dos impactos ambientais do evento. O presidente nacional da entidade, Sílvio José Marques, se mostrou satisfeito com a receptividade da Prefeitura Municipal. “É uma grande felicidade saber que estamos gerando frutos e nos tornando exemplos a serem seguidos”, constatou. A 44ª Assembleia Nacional da Assemae teve sede no município de Uberlândia e aconteceu entre os dias 4 e 9 de maio. A sustentabilidade foi o tema em foco no evento.
A gerência ambiental do Dmae organizou a coleta seletiva dos resíduos produzidos nas dependências do Center Convention, sede da assembleia. O material será doado às cooperativas de catadores da cidade.


Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva