Botequeiros de Uberlândia aguardam ansiosos pelo resultado do maior evento de cozinha de raiz de MG

Por detrás de um universo com mesas, cadeiras, cerveja gelada, um bom petisco e muita gente conversando ao mesmo tempo, tem um botequeiro com muita vontade de crescer e histórias para contar.  Para transformar vidas e dar visibilidade a um pequeno negócio, quase sempre familiar chamado bar, surge o Comida de Buteco, o maior evento de cozinha de raiz de Minas Gerais e um dos maiores festivais do gênero do Brasil que acaba de completar 15 anos de história.


Enquanto do lado de dentro do balcão do bar Butekão, Bento Rodrigues que há oito anos ganha a vida tocando o bar no bairro Aparecida, administra o preparo do petisco, e corre para atender a clientela, do lado de fora o que não faltam são muitas risadas de uma freguesia que provou e aprovou a carne de panela no ponto, acompanhada do purê de batata que Bento chama carinhosamente de Panelaço Butecão. Bento Rodrigues conta que o petisco que já faz parte do cardápio devido ao grande sucesso, foi muito bem votado. “Com o Comida di Buteco minha clientela cresceu 40%. Participo do concurso há seis anos e sempre fiquei entre os cinco melhores petiscos, mas agora, eu quero ganhar”, afirma o proprietário do Butekão.


Ainda de acordo com Bento, o Comida di Buteco se empenha pelos pequenos bares. “O concurso mudou a vida do meu bar porque os organizadores fazem uma divulgação muito boa, nos dão assistência em todo o período do evento. Só tenho a agradecer. Estou muito feliz e sinto-me muito lisonjeado em participar de um concurso desse nível”, acrescentou.

Outro que elogiou o Comida di Buteco foi José Gilberto Machado (Betão), proprietário do Bar do Betão, no Centro da cidade mineira. “É um concurso muito bem organizado e que traz novos clientes. Cerca 99% das pessoas votaram no Filé de Tilápia Sussega Leão que permanecerá no cardápio devido ao sucesso. Estou ansioso pelo resultado. Quero estar entre os três primeiros colocados”, disse Betão.

Junto com Bento e Betão, outros 14 botequeiros também estão no páreo para ganhar o prêmio. Um deles é o vencedor do ano passado, Marcos de Sousa Silva do Bar do Mercado, no Centro de Uberlândia. Em comemoração aos 15 anos do Comida Di Buteco, o comerciante disse que criou um prato com os “Sabores do Brasil”, com ingredientes de várias regiões do país. Na tábua, carne seca, quibebe, banana frita e pão feito com massa de pizza. “Eu estou otimista. Espero ganhar novamente este ano”, almeja Marcos. 

As cédulas de votação foram recolhidas e a apuração que será feita pelo Instituto de Pesquisas Vox Populi já começou. Os nomes dos três melhores bares com os melhores petiscos serão anunciados no Recanto dos Mineiros, dia 14 de maio. “Os botequeiros estão ansiosos para receber o resultado. Júri e público degustaram o petisco, a cerveja gelada, conferiram a higiene e o atendimento e deram seus votos. Agora, estamos preparando a festa para divulgar o nome dos melhores, e para comemorar com todos os donos de bares que brilhantemente deram o seu melhor, enquanto a Vox Populi contabiliza os votos”, conclui Elmo Santos, coordenador do Comida Di Buteco em Uberlândia. 





Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva