Dia do Gari será comemorado em almoço especial na próxima semana

A data é comemora no dia 16 de maio. Já a tradicional festa acontecerá no dia 24, no estádio Airton Borges
 Responsáveis por deixar as ruas de Uberlândia limpinhas todos os dias, os garis, muitas vezes, passam despercebidos aos olhos da população, mas a importância do seu trabalho é sempre vista. Ao contrário de que muitos pensam, os garis não só recolhem os lixos como também limpam, varrem e realizam trabalhos de capina e roçagem de ruas, praças, distritos e todas as áreas públicas do município.

No dia 16 de maio é comemorado o Dia do Gari. A data foi criada em 1962 no Rio de Janeiro. Segundo o site da Câmara dos Deputados, na seção “Projetos em Tramitação”, a data nacional que comemora o dia está em tramitação desde 2011. Mesmo sem uma lei nacional alguns municípios a comemoram através de decreto, como no caso de Uberlândia até 2012. A partir de 17 de julho de 2013, foi aprovada e instituída a lei municipal 11.428 que criou o Dia do Gari.

A servidora pública Alenita Alves da Silva é casada, tem 47 anos, 19 deles dedicados ao serviço de varrição. Seu trabalho começa bem cedinho, às 6h. É um trabalho duro que exige dedicação. Apesar do esforço, ela afirma que adora sua profissão. Sua maior satisfação é a amizade que tem com os moradores nos bairros por onde passou. “É um serviço que você tem liberdade, estamos na rua, fazemos amizade, temos os amigos de trabalho e os moradores que são pessoas boas, a gente se sente a vontade” disse.
Atualmente, a Prefeitura de Uberlândia possui em seu quadro de servidores em torno de 96 garis. Além dos servidores públicos, outras duas empresas terceirizadas prestam o serviço para a Prefeitura. A Limpebrás, com aproximadamente 1.200 funcionários, e a Calsemg com média de 100 funcionários à disposição do Município. Todos estão envolvidos no trabalho de limpeza e conservação.
 O secretário de Serviços Urbanos, Eduardo Afonso, destaca que uma cidade se constrói com o cuidado com suas vias, canteiro e praças. “Além da população, os responsáveis por tudo isso são os garis. Pessoas simples e humildes, às vezes com pouca instrução, mas que contribuem muito para tornar Uberlândia uma cidade educadora”, afirmou o secretário, acrescentando que, muitas vezes, o serviço é pesado e difícil. “Devemos considerar mais como uma vocação do que propriamente uma profissão”, destacou.
Para comemorar o Dia do Gari, a Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria de Serviços Urbanos está preparando a tradicional festa para os servidores e suas famílias. O evento vai acontecer no dia 24 de maio, às 11h, no Estádio Airton Borges, na Avenida Rondon Pacheco, 6116. Haverá almoço e sorteio de brindes.

  
Rodrigo Fernandes
Serviços Urbanos
14/05/2014

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva