Orthocrin: cinco décadas com foco no sono de saúde

Uma equilibrada mistura entre tradição e inovação, gestão familiar com renovação do mercado, tecnologia criada dentro da empresa com métodos internacionais. Assim podemos resumir a forma como a Orthocrin, uma das maiores empresas de colchões do Brasil, se posiciona no mercado. Em 2014, completando 50 anos de atuação, a fábrica mineira se orgulha de sua história e mantém sempre o foco na qualidade e excelência de seus produtos.  


Fundada em outubro de 1964, pelos empresários Manoel Nogueira Alves e Walter Flores, a Orthocrin se renova não só pela segunda geração que já comanda a direção da empresa, mas também pelas novas tecnologias que transformam a fábrica. Em 2013, a marca fechou com um crescimento de 38%.  Do total de faturamento anual da empresa, 10% correspondem ao Projeto de Franquias, o novo foco dos negócios da Orthocrin.


“Projetamos hoje a empresa que queremos ter daqui a dez anos. Nossa organização tem foco na evolução da marca no mercado e na certificação dos nossos produtos pelo INMETRO. O objetivo é crescer de forma sustentável, através da expansão das lojas especializadas e do sistema de franquias. A segunda geração da família já está no comando e a gestão da empresa está cada vez mais orientada para o futuro”, afirma Alexandre Prates Pereira, diretor comercial e um dos filhos de Manoel Nogueira Alves, atual presidente da organização.

Cinco décadas e muitas conquistas

Desde o início, na década de 60, quando ainda não havia tecnologia disponível para a fabricação de colchões, Walter Flores e Manoel Nogueira Alves já encontravam formas para empreender com os recursos que encontravam na época. A caixa de madeira, por exemplo, utilizada na fabricação do colchão ortopédico é resultado de um estudo iniciado há 50 anos.



De lá prá cá muita coisa mudou. Em 1993, a empresa transferiu sua fábrica de Belo Horizonte para Santa Luzia e iniciou uma trajetória de crescimento contínuo no mercado de colchões no Brasil. A empresa fabrica produtos com alta tecnologia, utilizando equipamentos importados e de última geração, e contando com uma equipe capacitada e constantemente treinada, em sua maioria, moradores da região.

Em 2012, a empresa iniciou uma nova fase em sua história. “A tecnologia importada da Alemanha permitiu a expansão da linha de produtos, com aumento da qualidade, inovação e design. Investimos em uma nova bordadeira para enriquecer o tampo e as faixas, em uma máquina pantográfica, na colchoaria e na ampliação da capacidade de expedição”, destaca Ana Paula Prates, diretora industrial da Orthocrin.

A mudança na gestão da empresa também foi outro ponto de destaque, incluindo a contratação de profissionais renomados do mercado para assumir áreas estratégicas do organograma e atuar em parceria com os executivos da segunda geração, que já estão no comando da empresa familiar.


“Frequento a Orthocrin desde os 13 anos, observando os setores da fábrica e acompanhando meu pai em eventos e viagens pelo Brasil e exterior. Iniciei profissionalmente na empresa aos 18 anos, como cortador de etiquetas no Almoxarifado. Passei por diversas funções e meu primeiro cargo de chefia foi na área de Segurança do Trabalho. Conheço cada pedaço da empresa e todos os setores. Em 2012 houve uma grande mudança no corpo gerencial, com a entrada de executivos de mercado compartilhando a gestão com nossa família. Estamos mais profissionais na atuação e espero uma participação cada vez mais efetiva da segunda geração no comando da empresa”, conta Alexandre Prates.

Novas formas de fazer negócios

Em 2014, completando meio século de mercado, a empresa foca na expansão de seu Programa de Franquias. De acordo com o diretor comercial, os números positivos do segmento foram decisivos na decisão da fábrica por esse modelo de negócio. “Nos últimos anos, viemos amadurecendo nosso Projeto de Franquias e tornando sólido no mercado. Este ano, estamos com grande investimento e foco na expansão desse sistema. Acreditamos que é uma ótima forma de ajudar os empreendedores e, ao mesmo tempo, expandir nossa atuação, principalmente, em Minas Gerais e Espírito Santo, prioritariamente”, acredita 
Para Ana Carolina Prates, diretora de franquias da Orthocrin, a franquia da marca, certificada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), é uma modalidade de negócio rentável e em franca expansão, que traz vantagens tanto para o franqueador quanto para o franqueado. “O empreendedor que aderir ao nosso sistema de franquia terá todo o suporte e know how da Orthocrin, uma marca consolidada no mercado há 50 anos. O franqueado terá à disposição todas as ferramentas necessárias para desenvolver seu empreendimento, incluindo treinamentos e orientações na gestão do negócio e montagem da loja”, explica a executiva.

Hoje, a Orthocrin está presente nos Estados de Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e São Paulo, com mais de três mil pontos de vendas da marca, incluindo lojas credenciadas, multimarcas e franquias. “Atualmente, são mais de 50 franquias, com previsão de inauguração de cerca de 60 neste modelo em 2014. Este ano, investimos dois milhões e 350 mil reais, entre mídia, feiras e ações de relacionamento”, revela Ana Carolina. 

Campanha especial para comemoração

Entre as ações em comemoração aos seus 50 anos, a Orthocrin lançou, em março, uma campanha publicitaria especial, na qual o garoto-propaganda é o ator Thiago Lacerda, personalidade que representa a grandeza da marca. Sucesso constante da TV, no teatro e no cinema, e reconhecido nacionalmente por sua beleza e profissionalismo, o valor família que o ator transmite foi essencial para a escolha da nova parceria 

Orthocrin.

“A escolha do ator para uma grande campanha institucional em 2014 também teve como principal influência o poder de decisão da mulher na hora de escolher um colchão, além de rejuvenescer a marca com uma celebridade jovem”, destaca Alexandre Prates, diretor comercial da Orthocrin.

Informações para a imprensa: Ampla Comunicação

Jornalistas responsáveis: Liège Camargos e Marianna Moreira

(31) 3225-1116 / 3221-9241 / 8788-0043

imprensa@amplacomunicacao.com.br

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva