Secretaria de Cultura completa 30 anos


Projeto “Quem fez e quem faz” será lançado hoje à noite em homenagem à primeira Secretaria de Culturado interior de Minas Gerais

“Quem fez e quem faz”. Esse é o nome do projeto elaborado em comemoração aos 30 anos da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) de Uberlândia, a primeira do interior de Minas Gerais. Após três décadas de trabalho ininterrupto valorizando os artistas e a cultura local, a data não poderia passar despercebida. As primeiras atividades do projeto serão nesta quarta-feira (30), às 20h, na Casa da Cultura, localizada na praça Coronel Carneiro, 89, bairro Fundinho.
O “Quem fez e quem faz” é uma forma de manter viva a memória das ações e dos servidores municipais que dedicaram seus esforços para a cultura local. No lançamento do projeto, será inaugurado memorial com informações e fotos dos secretários de cultura desde 1984. Todos serão homenageados, juntamente com o ex-prefeito Zaire Rezende, responsável pela fundação da SMC, em 1984, durante o seu primeiro mandato (1983-1988). Um vídeo será exibido com depoimentos. Haverá ainda o lançamento de um selo comemorativo e a realização de apresentações do grupo In Cantus e da Banda Municipal. Estão previstos também a publicação de uma edição comemorativa em alusão à data, um show musical no mês de agosto com repertório a partir dos anos 1980 e um documentário, em vídeo, que será postado no portal da Prefeitura de Uberlândia.

“É uma forma singela, mas importante para homenagear as pessoas que tornaram a Secretaria Municipal de Cultura um departamento de extrema importância no cenário artístico. Estamos unindo um passado de atitudes importantes a um presente no qual levamos a cultura por toda a cidade e para toda a população”, diz o prefeito Gilmar Machado.

O início da Secretaria de Cultura

No biênio 1981/1982, o então candidato a prefeito de Uberlândia Zaire Rezende realizou 512 reuniões com famílias da cidade para montar o seu plano de governo. Na época, as pessoas expressaram o desejo de ter um amplo apoio do governo à cultura. “As pessoas diziam que em outros locais existia esta iniciativa, mas que em Uberlândia não tinha”, relembra Zaire Rezende. Segundo ele, ao assumir a Prefeitura de Uberlândia em 1983 para o seu primeiro mandato como prefeito, a vontade da população se concretizou na criação da SMC.
Programas importantes foram criados na época. Um deles foi o Circo Itinerante, que oportunizou apresentações artísticas em bairros periféricos, onde a população tinha pouco acesso à cultura. Outro trabalho marcante foi a criação do Carro-Biblioteca, uma perua Kombi que percorria bairros fazendo empréstimos de livros de literatura. “Certa vez, um operário me disse que o Carro-Biblioteca tinha mudado sua vida, pois o seu horário de almoço havia se tornado um momento cultural. Logo após comer, lia os livros. Isso não era possível antes do projeto, já que ele trabalhava o dia todo e não tinha tempo para ir à Biblioteca Municipal”, conta Zaire Rezende.
Ao ser homenageado, o ex-prefeito se mostra satisfeito e realizado por ter cumprido o seu papel, assim como pelo fato de a SMC ter sempre desempenhado suas funções. “A cultura torna os homens diferentes dos animais. Os animais vivem, mas não modificam seu habitat. Do contrário, o homem expressa sua arte e, quando faz isso, modifica o meio em que vive e o caráter de todos”, defende Zaire Rezende.

Uma história de conquistas

            Antes de ser fundada a Secretaria de Cultura, o setor cultural municipal pertencia à Secretaria Municipal de Educação (SME). A SMC foi criada pela Lei 3.955, de setembro de 1983, e, em fevereiro de 1984, a pasta entrou em funcionamento, com Iolanda de Lima Freitas nomeada como secretária municipal de Cultura. A primeira sede localizava-se ainda na SME, na rua Machado de Assis. Com a ampliação dos trabalhos, tornou-se necessária a implantação de uma sede à parte, que foi instalada na rua Vital José Carrijo.
            Um dos importantes reflexos que demonstra a importância da criação da SMC é o surgimento de espaços culturais. Desde sua fundação, a Secretaria foi a responsável pela inauguração da Oficina Cultural, da Casa da Cultura, do Museu Municipal, do Mercado Municipal (em parceria com a Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento) e dos teatros Municipal e Rondon Pacheco.
            A criação da Secretaria de Cultura de Uberlândia antecede até mesmo a criação do Ministério da Cultura, ocorrida em 1985. “Foi uma postura visionária do prefeito Zaire Rezende, que entendeu que a cidade precisava de políticas e de espaços culturais. Depois disso, foi imprescindível a contribuição de cada secretário e demais servidores, que cumpriram com esmero suas funções”, afirma o atual secretário de Cultura, Gilberto Neves.

Secretaria de Cultura na atualidade

            Atualmente, a SMC está empenhada na execução do Plano Municipal de Cultura. Considerado um importante instrumento de gestão (criado pela Lei Municipal 11.624, de dezembro de 2013), o documento foi construído de forma democrática, com a população. Nele, estão estabelecidas a política para os próximos 10 anos, contemplando os eixos de infraestrutura cultural, gestão pública, informação e divulgação, formação, sustentabilidade e ação cultural.
            Destacam-se ainda ações como o Carnaval, que oferece à população atividades já tradicionais como o Baile de Máscaras, a Noite dos Antigos Carnavais e o desfile dos blocos carnavalescos e das escolas de samba, que neste ano foi transferido para a avenida José Roberto Migliorini, no bairro Santa Mônica.
            Outro projeto, o Palco Móvel, serve para descentralizar a cultura, levando aos bairros apresentações musicais e de dança. Já o Cineclube Cultura exibe filmes gratuitamente e mensalmente, aos finais de semana, na oficina Cultural.
No ano passado, a SMC realizou a 3ª Conferência Municipal de Cultura, que reuniu 1.843 participantes em 23 pré-conferências por segmento ou zona geográfica. Também em 2013, houve a pintura do Mercado Municipal e recuperação do prédio (trabalho em parceria com a Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento).
Para os artistas, um benefício de grande importância é o Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), que em 2013 aprovou 66 projetos, sendo 38 pelo Fundo Municipal de Cultura e 28 por incentivos fiscais.

Secretários de Cultura e período de exercício
Em 30 anos, foram nomeados nove secretários municipais de Cultura.

- Iolanda de Lima Freitas – 1984 a 1988 – Prefeito Zaire Rezende
Cursou o Científico na Escola Estadual de Uberlândia (Museu). Licenciada em Letras e em Pedagogia. Especialista em Metodologia do Ensino Superior da Universidade Estadual de Londrina (PR). Foi professora universitária e secundária em escolas das redes pública e particular. Participou da equipe de Supervisão da 26ª Delegacia Regional de Ensino. Fundadora e primeira coordenadora do Centro Franco Brasileiro de Cultura.

- Terezinha Aparecida Magalhães de Lima – 1989 a 1992 e 1998 a 2000 – Prefeito Virgílio Galassi
Formada em História, Pedagogia e Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Foi professora municipal e estadual, além de advogada e procuradora federal.

- Creusa Resende – 1993 a 1996 – Prefeito Paulo Ferolla da Silva

- Myrthes Linhares Lintz – 1997 e 1998 – Prefeito Virgílio Galassi
Professora e designer de interiores, formada pela Faculdade de Artes de Uberlândia, onde também foi professora. Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi professora e coordenadora de cursos.

- Manuel Andrada Prieto – 1998 – Prefeito Virgílio Galassi
Servidor de carreira da Prefeitura de Uberlândia, aposentou-se como oficial administrativo.

- Lidia Maria Meirelles – 2001 a 2003 – Prefeito Zaire Rezende
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação e doutoranda em História pela UFU. Foi professora na Faculdade Católica de Uberlândia. Atualmente coordena o Museu do Índio, da UFU.

            - Alcides Melo da Silva – 2003  e 2004 – Prefeito Zaire Rezende
Músico, compositor, produtor cultural, artista gráfico e escritor, foi secretário municipal de Serviços Urbanos e diretor Regional da Secretaria de Estado do Trabalho e Ação Social em Uberlândia. Atualmente é presidente do Centro de Tradições Culturais Nordestinas em Uberlândia e coordena os programas Mais Educação e Mais Cultura nas Escolas da Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia.

- Mônica Debs Diniz – 2005 a 2012 – Prefeito Odelmo Leão
No Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, estudou piano e disciplinas afins, atuou como professora e diretora e atualmente é vice-diretora.

- Gilberto Neves – 2013 até o momento atual – Prefeito Gilmar Machado
Professor de História, advogado, ator e um dos fundadores da Associação de Teatro de Uberlândia (ATU). Atuou como assessor de cultura do ex-deputado Gilmar Machado, coordenador da Coordenadoria Municipal Afro-Racial (Coafro) e vereador.

Locais que sediaram a Secretaria de Cultura

- 1983 / 1984 – Rua Machado de Assis, 844, Centro –com a Secretaria Municipal de Educação

- 1984 – Rua Vital José Carrijo, 307, bairro Lídice

- 1985 / 1993 – Praça Coronel Carneiro, 89, bairro Fundinho – Atual Casa da Cultura

- 1993 até o momento atual – Centro Administrativo Municipal, avenida Anselmo Alves dos Santos, 600, bairro Santa Mônica

Espaços pertencentes à Secretaria Municipal de Cultura 

- Arquivo Público Municipal – Rua Natal, 935, bairro Brasil, (34) 3232-9022 e (34) 3232-4744 – Funcionamento: 2ª a 6ª-feira – 8h30 às 17h30

- Biblioteca Pública Municipal – Praça Cícero Macedo, s/n, bairro Fundinho, (34) 3236-9625 – Funcionamento: 2ª a 6ª-feira – 8h às 19h / Sábado – 8h às 12h

- Casa da Banda (Sede da Banda Municipal de Uberlândia) – Rua Duque de Caxias, 1.329, bairro Saraiva, (34) 3219-6644

- Casa da Cultura – Praça Coronel Carneiro, 89, bairro Fundinho, (34) 3255-8252 – Funcionamento – 2ª a 6ª-feira – 12h às 18h

            - Espaço Cultural do Mercado Municipal – Avenida Olegário Maciel, 155, Centro, (34) 3235-7790

- Galeria de Arte Lourdes Saraiva Queiroz – Praça Clarimundo Carneiro, 204, bairro Fundinho – Funcionamento: 2ª a 6ª-feira – 12h às 17h30

- Galeria de Arte Ido Finotti – Avenida Anselmo Alves dos Santos, 600, bairro Santa Mônica – Funcionamento: 2ª a 6ª-feira, 13h às 18h

            - Museu Municipal de Uberlândia – Praça Clarimundo Carneiro, s/n, (34) 3214-0068 – Funcionamento: 2ª a 6ª-feira – 8h às 18h

            - Oficina Cultural de Uberlândia – Rua Tiradentes, 24, Bairro Fundinho - (34) 3223-4996 / 3231-8608 – Funcionamento – 2ª a 6ª-feira – 12h às 21h

- Teatro De Arena – Praça Sérgio Pacheco, Centro

- Teatro Rondon Pacheco – Rua Santos Dumont, 517, Centro, (34) 3235-9182 – Funcionamento: 4ª a domingo – 12h às 22h

- Teatro Municipal de Uberlândia – Avenida Rondon Pacheco, 7.070, bairro Tibery, (34) 3235.1568

Marden Rangel
30/04/2014

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva