Supir celebra avanços no mês em que se comemora um ano de criação

No mês em que se comemora a Abolição da Escravatura no Brasil, lembrada nesta terça-feira (13), a Superintendência de Igualdade Racial (Supir) e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial também celebram um ano de criação. Reivindicação antiga da sociedade civil, e constituída pela Prefeitura de Uberlândia, a Supir tem comemorado significativos avanços nas políticas públicas para igualdade racial.
Desde 2013, a superintendência realiza um trabalho juntamente com as cidades que compõem a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap) de sensibilização, com a finalidade de apoiar a implantação de políticas afirmativas, criação de conselhos e trabalhos voltados à promoção da igualdade racial.

Sendo única referência para a região, a Supir de Uberlândia está cumprindo agendas orientando autoridades e sociedade civil destes municípios a aderirem tais políticas afirmativas. Como resultado deste processo, a cidade de Patos de Minas já deu posse a um conselho de Promoção da Igualdade Racial, e as cidades de Patrocínio e Araguari já estão em fase de conclusão para criação de conselhos. “Esta é uma oportunidade de formar multiplicadores. Assim como Uberlândia é referencia para todos os municípios, nossa intenção é que eles se organizem e possam cada vez mais crescer o processo”, disse o superintendente da Supir, Ramon Rodrigues.

O superintendente conta que dentro deste propósito, no dia 31 de maio, na Câmara Municipal de Uberlândia, a Supir vai promover um encontro entre as cidades já visitas para discutir os avanços sobre a criação dos conselhos e órgãos de promoção racial.
Além disto, a Supir e o Núcleo de Estudos Afro Brasileiros da Universidade Federal de Uberlândia (NEAB-UFU) firmaram uma parceria no mês de fevereiro deste ano para acompanhar o funcionamento do sistema de cotas raciais na Universidade Federal de Uberlândia.
            Ainda avançando em políticas afirmativas, a Supir enviará este semestre para a Câmara Municipal de Uberlândia o Projeto Quesito Cor, que tem a função de nortear ações institucionais utilizando a questão étnico-racial para o atendimento de demandas relativas à saúde, habitação, desenvolvimento social e cultura. O Quesito Cor vai funcionar para fornecer dados técnicos para que a Supir possa atribuir políticas públicas voltadas para este grupo.
            Ramon conta que os desafios ainda são muitos, mas que o órgão tem desempenhado um papel importante para a população, já que o órgão é o elo entre a comunidade e a Prefeitura. “Temos muito a caminhar para dizer que vivemos numa sociedade justa e igualitária. Nosso papel é fortalecer a política de promoção a partir da análise dos avanços e desafios no contexto nacional. Discutindo e propondo mecanismos e arranjos institucionais da promoção da igualdade racial no município”, argumentou.

Paula Maia
Supir
12/05/2014

Comentários

potagens mais vistas

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva