Programa Cata-Treco ajuda pessoas e mantém a cidade limpa


Geralmente, as pessoas sempre têm algo que não usam mais, seja um objeto ou algum móvel velho jogado em um canto da casa. Com o avanço tecnológico, os eletrônicos são rapidamente esquecidos e substituídos por outros mais modernos. E com o acesso fácil à compra de novos móveis, o destino dos antigos quase sempre é o descarte.
Mas o que para alguns é lixo, para outros é luxo. Lília da Silva Texeira é moradora do bairro Morumbi e trabalha como serviços gerais. Mãe solteira e com três filhos adolescentes para criar, ela precisava de alguns móveis. Ao tomar conhecimento do programa Cata-Treco, da Secretaria de Serviços Urbanos, fez o cadastro e recebeu uma estante e um hack. “Eu estava precisando muito mesmo. Lá em casa, minha estante estava quebrada. Eu que mantenho a casa e para mim é difícil comprar alguma coisa”, afirmou.

O programa atende toda a população, recolhendo em casa objetos rejeitados pelos moradores. Os que são reaproveitados são doados para pessoas que necessitam. São recolhidos móveis, entre sofás, guarda-roupas, camas e colchões, mesa, fogões e eletrônicos, como televisão, microondas, computados, máquinas de lavar e geladeiras. Com isso, a Prefeitura evita que estes materiais sejam descartados em terrenos e locais inapropriados. Os objetos inutilizáveis são encaminhados para associações de reciclagem de Uberlândia.

Paulo Rejane Kil, morador do bairro Karaíba, é engenheiro civil aposentado e solicitou o recolhimento de uma geladeira, um monitor de computador e um colchão de casal. Ele acredita que o programa é uma forma de manter a cidade limpa e ajudar as pessoas. “Eu, tendo novas oportunidades, vou fazer novamente a mesma coisa”, afirmou.
O caminhão Cata-Treco percorre as ruas da cidade recolhendo todos os materiais descartados. Nesta segunda-feira (12), ele estará atendendo solicitações nos bairros: Centro, Brasil, Tubalina, Chácaras Tubalina, Santa Monica e Santa Maria. Caso encontre materiais descartados na rua, o caminhão prontamente recolhe. O morador que deseja que seus móveis sejam recolhidos, pode entrar em contato com a Diretoria de Limpeza Urbana (DLU), através do telefones 3212-5356 (DLU) ou 3239-2800 
(SIM). O objeto é retirado, no máximo, até o dia seguinte. Para obter a doação, basta ir até a DLU,  na avenida Rondon Pacheco, 5777. Das 07h às 17h.

 
Rodrigo Fernandes
Serviços Urbanos
12/05/2014

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Projeto da Prefeitura garante inclusão do pó de basalto no Plano Safra 2022/2023

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva