Uberlândia terá representantes em Paralimpíadas Escolares

Uberlândia terá representantes em Paralimpíadas Escolares



 Quatro alunos da rede municipal de ensino representarão Uberlândia nas disputas das Paralimpíadas Escolares Brasileiras 2013, que acontece no período de 25 a 29 de novembro em São Paulo. A competição é organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e são esperados 1.300 atletas de 12 a 19 anos, representando os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Uberlândia participará da etapa nacional com 23 atletas que integram a delegação mineira, representada por 115 pessoas, entre para-atletas, técnicos e dirigentes.

Os atletas disputarão dez modalidades: bocha, judô, tênis de mesa, voleibol sentado, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (paralisia cerebral), goalball, tênis em cadeira de rodas, natação e atletismo.
O treinamento dos quatro alunos da rede municipal está acontecendo na própria escola e no centro de treinamento do SESI Gravatás. Os paratletas Gustavo Henrique e Cínthia Cristyna disputarão a prova de atletismo; Vinicius Vergílio e Lucas Mesquita participam do futebol de sete. Eles são matriculados nas escolas Professor Sérgio de Oliveira Marquez e Professor Domingues Pimentel. A vaga para a etapa nacional foi devido às vitórias nos Jogos Escolares Paralímpicos de Minas Gerais (Parajemg), que aconteceram em Belo Horizonte, entre os dias 18 e 20 de julho deste ano.
De acordo com o coordenador do Programa de Atividade Física e Iniciação Esportiva para Pessoas com Deficiências, Rogério Borges, do Núcleo de Atendimento às Diferenças Humanas (Nadh) da Secretaria Municipal de Educação, o incentivo à prática de atividades esportivas proporciona a inclusão das pessoas com deficiência e pode ainda revelar possíveis nomes para representar o Brasil nas Paralimpíadas de 2016. “Os atletas estão motivados para a competição e esperam trazer bons resultados para a cidade”, contou.

Competição

Considerado o maior evento escolar paralímpico do mundo, as Paralimpíadas Escolares encerram o calendário anual de competições nacionais do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Os participantes são estudantes com deficiência física, visual ou intelectual, com faixa etária de 12 a 19 anos, regularmente matriculados em escolas do ensino fundamental, médio ou especial. As instituições são da rede pública ou particular com reconhecimento do Ministério da Educação.

Paula Maia
Educação
18/11/2013



Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva