DIA DA CRIATIVIDADE Programa Escolar da Faber-Castell traz Criatividade como tema


 DIA DA CRIATIVIDADE-Programa Escolar da Faber-Castell traz Criatividade como tema

São Paulo, novembro de 2013 – No próximo dia 17 de novembro, comemora-se o Dia da Criatividade. Hoje, basta parar diante de uma prateleira de livros técnicos de qualquer livraria para observar a grande variedade de obras que convidam os potenciais leitores a pensar “fora da caixa”. A razão de tanta oferta é que o mercado de trabalho valoriza o profissional criativo, empreendedor, que tenha ideias originais, soluções próprias e inovadoras.


Os próprios pais já se mostram engajados com este cenário. Afinal, eles precisam preparar os filhos desde cedo para o que há de melhor na área profissional. E certos de que a escola tem um papel fundamental na formação de seus filhos, exigem inúmeras atividades extracurriculares. O que todos esquecem é que as crianças precisam de tempo: tempo para aprender, brincar, se divertir e para exercitar a imaginação. “É de criatividade que o mundo precisa e nisso todo mundo está de acordo”, alerta a socióloga e consultora pedagógica da Faber-Castell, Lourdes Atié, que ao lado de uma equipe de especialistas participa do Programa Escolar – projeto da empresa que visa melhorar a educação e desenvolvimento criativo de jovens, adultos e crianças.


Criatividade e inovação fazem parte do DNA da Faber-Castell. A empresa acredita que, para criar, ter novas ideias e imaginar algo diferente, é preciso tempo. Existe hoje na Europa uma corrente de estudiosos em prol da educação mais lenta, o “Movimento Slow”, que reforça que o tempo livre é necessário para viver, crescer, aprender e também desenvolver a criatividade. “A criança precisa de tempo para brincar e recuperar suas energias para absorver melhor o que aprenderam”, explica Claudia Neufeld, diretora de Marketing da Faber-Castell.

Estudos recentes, como do diretor do Projeto Zero da Harvard Graduate School of Education, Howard Gardner, afirma que as pessoas podem ser criativas em qualquer esfera da vida já que a inteligência e a criatividade são pluralísticas. Ele defende que importantes dimensões da criatividade adulta têm suas raízes na infância do criador. Já o psicanalista e pediatra inglês D.W.Winnicott, afirma que brincar é sempre uma experiência criativa em um contínuo espaço de tempo, uma forma básica de viver. “Criatividade também costuma ser associada a novas ideias e novas soluções. Para isso é preciso ter mente aberta”, completa Claudia.

Faber-Castell
SAC: 0800-7017068
Site: www.faber-castell.com.br
 
Informações para a imprensa
Agência Ideal –www.agenciaideal.com.br

Jessica Arruda Krieger – (11) 4873-7919
jessica.arruda@agenciaideal.com.br

Danielle Brito – (11) 4873 7914
danielle.brito@agenciaideal.com.br

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva