Saúde capacita profissionais para atendimento à criança e ao adolescente

Saúde capacita profissionais para atendimento à criança e ao adolescente.



Começa nesta quinta- feira (7) a capacitação para abordagem à criança e ao adolescente nas unidades de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de Saúde da Criança e do Adolescente, estima que 400 profissionais serão capacitados. O evento acontece em dois dias no Auditório Cícero Diniz da Prefeitura Municipal de Uberlândia, a partir das 8 horas.
O objetivo é abordar as situações de risco à saúde do adolescente e promover ações preventivas. “Assistentes sociais, agentes comunitários, pediatras, ginecologistas, médicos, psicólogos, enfermeiros, conselheiros tutelares e professores foram convidados a refletir sobre a saúde e o bem-estar dos adolescentes dentro de perspectivas éticas, técnicas e legais”, disse Raquel Cazabona, coordenadora do Programa Saúde da Criança.


Gravidez na adolescência

Em Uberlândia, nasceram 1.286 crianças filhas de mães adolescentes neste ano. Em muitos casos a sexualidade e o risco da gravidez indesejada eram assuntos distantes da realidade vivenciada em família e no convívio social. E levantar todas as questões que envolvem o tema é o objetivo das secretarias municipais de Saúde e de  Educação com a realização, neste mês, do 1º Concurso Cultural “Gravidez na Adolescência - Responsabilidades e Consequências”. “Os próprios adolescentes vão produzir um vídeo retratando os fatos que envolvem a gravidez indesejada e a necessidade de se prevenir”, explica Raquel.
As principais causas evitáveis de prematuridade infantil e de infecções maternas também serão abordadas nesta capacitação. Entre os meses de janeiro e setembro de 2013 foram registrados 899 partos prematuros, o que equivale a 13% dos nascidos vivos. “Mantemos neste ano até o momento a mesma proporção de prematuridade do ano anterior. O objetivo é reduzir estes índices já que o risco de um prematuro morrer é 9,75 vezes maior do que os nascidos a termo [acima de 40 semanas]”, disse Raquel. Uberlândia registrou queda nos índices de mortalidade infantil no último ano, com índice de 8,5 por mil nascidos vivos.


06/11/13
Saúde
Fernando Lopes


clip_image004

Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Comentários

potagens mais vistas

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Sistema FAEMG participa da Caravana Embrapa FertBrasil

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Lançamento livro do Zelão O Embaixador do Cerrado

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva