Saúde capacita profissionais para atendimento à criança e ao adolescente

Saúde capacita profissionais para atendimento à criança e ao adolescente.



Começa nesta quinta- feira (7) a capacitação para abordagem à criança e ao adolescente nas unidades de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de Saúde da Criança e do Adolescente, estima que 400 profissionais serão capacitados. O evento acontece em dois dias no Auditório Cícero Diniz da Prefeitura Municipal de Uberlândia, a partir das 8 horas.
O objetivo é abordar as situações de risco à saúde do adolescente e promover ações preventivas. “Assistentes sociais, agentes comunitários, pediatras, ginecologistas, médicos, psicólogos, enfermeiros, conselheiros tutelares e professores foram convidados a refletir sobre a saúde e o bem-estar dos adolescentes dentro de perspectivas éticas, técnicas e legais”, disse Raquel Cazabona, coordenadora do Programa Saúde da Criança.


Gravidez na adolescência

Em Uberlândia, nasceram 1.286 crianças filhas de mães adolescentes neste ano. Em muitos casos a sexualidade e o risco da gravidez indesejada eram assuntos distantes da realidade vivenciada em família e no convívio social. E levantar todas as questões que envolvem o tema é o objetivo das secretarias municipais de Saúde e de  Educação com a realização, neste mês, do 1º Concurso Cultural “Gravidez na Adolescência - Responsabilidades e Consequências”. “Os próprios adolescentes vão produzir um vídeo retratando os fatos que envolvem a gravidez indesejada e a necessidade de se prevenir”, explica Raquel.
As principais causas evitáveis de prematuridade infantil e de infecções maternas também serão abordadas nesta capacitação. Entre os meses de janeiro e setembro de 2013 foram registrados 899 partos prematuros, o que equivale a 13% dos nascidos vivos. “Mantemos neste ano até o momento a mesma proporção de prematuridade do ano anterior. O objetivo é reduzir estes índices já que o risco de um prematuro morrer é 9,75 vezes maior do que os nascidos a termo [acima de 40 semanas]”, disse Raquel. Uberlândia registrou queda nos índices de mortalidade infantil no último ano, com índice de 8,5 por mil nascidos vivos.


06/11/13
Saúde
Fernando Lopes


clip_image004

Secretaria Municipal de Comunicação Social
Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG
(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022