Credor é obrigado a limpar nome de cliente, decide STJ

Credor é obrigado a limpar nome de cliente, decide STJ 


A retirada do nome do consumidor que já saldou suas dívidas dos cadastros de proteção ao crédito é obrigação do credor, e não do devedor. A decisão é do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e foi publicada no site do órgão na segunda-feira (4), servindo como orientação para as demais instâncias.  
O entendimento é consequência de recurso de uma empresa de crédito contra decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), que a condenou a pagar indenização de R$ 5 mil por danos morais. O motivo foi a manutenção indevida do nome de um consumidor em cadastros de proteção ao crédito. 

“Após receber o pagamento, o credor tem cinco dias para excluir o nome do consumidor. O registro no cadastro de devedores passa a ser considerado abusivo após esse prazo” explicou a ministra Nancy Andrighi, da Terceira Turma do STJ, que ano passado condenou um credor em ação semelhante. 
A decisão foi adotada em razão do que estabelece o artigo 43, parágrafo 3º, e no artigo 73, ambos do Código de Defesa do Consumidor. Esse último dispositivo caracteriza como crime a falta de correção imediata dos registros de dados e de informações inexatas a respeito dos consumidores. 
Se o consumidor não tiver o nome limpo em até cinco dias úteis após o pagamento ou a renegociação da dívida, ele poderá entrar na Justiça. O valor da indenização vai ser determinado pelo juiz. 
Produzido por Carolina Tafuri 
Fonte: STJ

Comentários

potagens mais vistas

Sindiveg apoia workshop sobre uso de drones na pulverização de defensivos agrícolas, da AgroEfetiva

30º Seminário do Café será em setembro em Patrocínio

O poder do perdão: entenda como superar sentimentos de mágoa e vingança podem contribuir para a saúde e vida plena

Atração infantil inédita 'Banheira dos Patinhos' chega ao Center Shopping Uberlândia

Plantão Digital: Fiemg Alto Paranaíba repassa equipamentos

Peac do Dmae atendeu mais de 20 mil pessoas no primeiro semestre de 2022

Musical mostra a última obra de Clarice Lispector

Sistema FAEMG presente na Expomonte em Monte Carmelo

Pequenos insetos podem prejudicar safra de trigo no Brasil e afetar ainda mais o preço de alimentos